Não adormecer perante os valores do espírito, pede cardeal


04.12.2008 - Dom Geraldo Agnelo comenta um dos sentidos do Advento

Neste início do tempo do Advento, o cardeal Geraldo Agnelo considera que é preciso estar vigilantes, seguindo o mandato de Jesus.

«Advento significa vinda. Tempo do Advento é, portanto, tempo de espera de alguém que deve chegar», explica o arcebispo, em artigo enviado a Zenit nesta semana.

O arcebispo de Salvador cita a passagem do evangelho de domingo passado, em que Jesus diz: “Vigiai, portanto, para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

«Podemos assumir atitude contrária, dormir. Muitos o fazem. Muitos estão assoberbados pela fadiga de buscar os bens materiais.»

«Em relação aos valores do espírito dormem profundamente. Não refletem sobre o sentido da vida, não se empenham em lhe dar um conteúdo digno do homem. São consumistas e consumidos», afirma.

O cardeal Agnelo considera que muitos «se comportam dentro de egoísmo cego, que não conhece Deus, que endurece o coração e leva ao ódio. Não possuem, mas querem ter a todo o custo, enraivecem-se, rebelam-se. Dão pouca atenção aos valores do espírito».

«Muitos vivem dia após dia, como vem. Não fazem perguntas e não procuram respostas. Como se procurassem um despertador que lhes dissesse a que hora devem levantar-se. Mas existe um despertador que se chama Evangelho», destaca.

Segundo o arcebispo, «o Senhor quer nos encontrar não adormentados, mas cristãos conscientes e atentos».

Fonte: www.zenit.org


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne