25.11.2008 - A maior dificuldade para os moradores de Itajaí e Navegantes, cidades afetadas pelas enchentes em Santa Catarina, é o abastecimento de água. Falta água nas casas e em estabelecimentos, para tomar banho e fazer a limpeza. Muitas famílias recorrem à água mineral para cozinhar.
A Defesa Civil está providenciando caminhões-pipa para levar água para quem está em abrigos. Nos locais, faltam alimentos e água. Em alguns estabelecimentos, como padarias, há filas nas portas.
Segundo o soldado Samuel Martins, do Corpo de Bombeiros de Itajaí, pelo menos três supermercados da cidade e algumas farmácias foram saqueadas. “As pessoas saquearam o mercado, mas nem sempre levaram alimentos. Em alguns lugares, pegaram bebida alcoólica e cigarros. Muitos aproveitadores acabam se misturando a quem realmente precisa”, afirmou Martins.
O soldado passou a madrugada desta terça-feira (25) ajudando no resgate de pessoas nas áreas alagadas e levando mantimentos para os abrigos.
Caos no trânsito
O município de Navegantes permanece com as saídas parcialmente bloqueadas nesta terça-feira. O ferry boat, principal ligação com a cidade de Itajaí, não faz a travessia desde segunda-feira (24). Pelas estradas, só quem enfrenta alagamentos consegue passar.
O acesso de Navegantes a Itajaí, pela BR-101, está alagado. Apenas caminhões e veículos mais altos se arriscam a passar. A estrada que liga Itajaí a Ilhota e Gaspar está bloqueada.
O acesso da BR-470 em Navegantes, no trevo pela BR-101, rumo a Joinville e Florianópolis também está interditado, bloqueado pela água.
Na manhã desta terça-feira, voltou a fazer sol em Navegantes, mas o nível da água continua alto. Em Itajaí, 80% da cidade continua debaixo d'água.
Fonte: G1