28.10.2008 - É a TV de Nossa Senhora.
Ela nasce para anunciar a boa notícia do Redentor: Nosso Deus é Bondade e misericórdia. Ele nos convoca a viver como irmãos e nos apresenta a Mãe Querida que nos acompanha e serve de exemplo.
Finalidade
Propor o modo de viver indicado pelo evangelho: com qualidade de vida, com cuidado por tudo o que é humano, com atenção para com outro, com a busca de mais educação e saúde, com amor à natureza e com a certeza do divino como realização final e completa.
Sintonia
Os cariocas vão poder acompanhar a programação da TV Aparecida, a TV de Nossa Senhora, através do canal 54 UHV. A TV Aparecida também pode ser sintonizada em todo o Brasil pelas antenas parabólicas: Brasilsat B1- 1120 Banda L ou 4030 Banda C – Horizontal.
Propostas
1. ACOLHER os irmãos com o mesmo carinho com que a mãe acolhe os filhos.
]2. MANIFESTAR o valor da vida, o prazer de ser gente, o de ter irmãos, o de construir a terra, os prazeres de aprender de de ensinar, e o de procurar o Céu como desejo e ideal últimos.
3. MOTIVAR o irmão a colocar-se plantado na terra , conhecedor do que o cerca com capacidade de discernir e criticar os fatos tornando-se transformador da realidade.
4. OFERECER mais conhecimentos, mais relacionamentos, mais capacidade para crescer como ser humano e como cristão.
5. CELEBRAR A FÉ diariamente.
Marcas
1. A alegria de estar com os telespectadores. Não há obrigação. Existe gosto.
2. A vontade de fazer tudo bem feito, com prazer e com beleza.
3. A clareza de dizer que o Evangelho valoriza tudo o que é humano.
A constante devoção a Nossa Senhora. Tudo aqui começa e passa por Ela.
A história da TV
A TV de Nossa Senhora Aparecida não nasceu por acaso. Como tudo o que diz respeito a Nossa Senhora e ao projeto de anunciar Jesus Cristo, a TV foi sonhada há pelo menos 40 anos. Vários Missionários Redentoristas, entre os quais o padre Vítor Coelho de Almeida, pensaram nessa hipótese de evangelização. Pensaram e sonharam com ela. Anotações relativas à Rádio Aparecida de 1965, 1968, 1973, 1988 e finalmente de 1997 revelam o desejo guardado com carinho até que chegasse a hora certa.
A “plenitude dos tempos” chegou a partir do ano 2000 quando a direção da Fundação Nossa Aparecida - que era formada por Dom Aloísio Lorscheider, padre César Moreira, padre Carlos da Silva, padre João Batista de Almeida e padre Jalmir Herédia - decidiu buscar o canal que existia para a cidade no Plano Básico de Radiodifusão. Assim, constava do Plano Geral da RA para o triênio 2000 – 2002, a iniciativa de se conseguir a concessão do canal de Tv. Seria uma forma de se celebrar os 50 anos da Rádio Aparecida a serem completados em 08 de setembro de 2001.
Os contatos iniciais foram feitos junto ao Ministério das Comunicações para a primeira audiência de Dom Aloísio e padre César com o então Ministro Pimenta da Veiga. A proposta de que o canal 59 em UHF fosse concedido para a Fundação Nossa Senhora Aparecida foi bem recebida, mediante a mudança do referido canal para o modelo de TV Educativa. Foram cumpridas as exigências legais e no dia 05 de maio de 2001 o ministro Pimenta da Veiga veio a Aparecida e, após a participação na Santa Missa, assinou em cerimônia realizada na Rádio Aparecida o projeto de concessão do referido canal. Dali em diante, trabalho era dar os passos e cumprir as datas para que a TV Aparecida fosse instalada. Em 31 de outubro de 2001, foi assinado em Brasília o contrato entre o Ministério das Comunicações e a Fundação Nossa Senhora Aparecida pelo qual se marcava o prazo de 36 meses para a emissora entrar no ar. Antes que da data prevista, no dia 8 de setembro de 2005, a TV de Nossa Senhora era inaugurada.
A rigor, podem ser considerados “fundadores” da TV Aparecida a direção da Fundação que tomou a decisão de implantar a televisão, cujos nomes foram elencados acima, dentre os quais destaca – se o cardeal Dom Aloísio Lorscheider. Outros Missionários Redentoristas aderiram e participaram diretamente da implantação. Entre esses, os padres Darci José Nicioli, Rodolfo Croon, Joércio Pereira, Evaldo César. E de modo mais amplo, um grupo representativo de padres e de leigos puseram mãos às obras. O sonho de tantos e o desejo de milhares estava realizado. Mas tudo foi possível porque a presença materna da Mãe Aparecida nunca deixou de abençoar tão importante projeto.
A Equipe da TV
A Equipe da TV Aparecida, composta por quase uma centena de profissionais, é coordenada pelos Missionários Redentoristas.
Está a frente da Equipe, a Diretoria que é composta pelo Pe. César Moreira, (Diretor Geral), Pe. Evaldo César (Diretor de Produção), Pe. Josafá Moraes (Diretor de Programação), Pe. Rudolf Croon (Diretor Técnico) e Pe. Luiz Cláudio (Diretor Administrativo). Contamos ainda com o apoio de vários outros profissionais que trabalham no Santuário Nacional. A Consultoria Artística e Operacional nos é oferecida pelo Eng. Alfonso Aurin Palacin Junior.
Juntamente com os membros da Campanha dos Devotos formamos uma grande família que reza e evangeliza, contando sempre com as bênçãos da Mãe Aparecida.
Fonte: www.arquidiocese.org.br