Forte tremor atinge o Pacífico próximo à fronteira do México com a Guatemala


16.10.2008 - Terremoto tem magnitude 6,5 e não há alerta de tsunami.
Abalo foi sentido em cidades dos dois países.

Um forte terremoto de 6,5 graus de magnitude atingiu nesta quinta-feira (16) o Oceano Pacífico, próximo à fronteira entre México e Guatemala, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.

O tremor ocorreu às 14h41 locais (16h41 de Brasília), em um ponto a 40 km da cidade de Tapachula, no estado mexicano de Chiapas. O tremor ocorreu a uma profundidade de 75,2 km.

O terremoto havia sido inicialmente medido em 6,7 graus, mas o dado foi revisto.

Não há alerta imediato de tsunami, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Um repórter da agência Reuters na Cidade da Guatemala disse que sentiu o tremor durante 30 segundos. O instituto de sismologia do país disse que várias comunidades costeiras do norte do país também sentiram o tremor.

A Defesa Civil do México disse que houve pânico na cidade de Tapachula, mas ainda não há informações sobre danos ou feridos.

O tremor também foi sentido na capital, a Cidade do México, onde vários vidros se quebraram e a população teve de deixar os prédios mais altos preventivamente. O serviço telefônico também foi temporariamente interrompido.

As autoridades pediram à população que mantenha a calma porque há a possibilidade de que sejam registradas réplicas do tremor nas próximas horas.

Fonte; G1

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Terremotos provocam pânico e deixam parte do México sem luz

13.04.2007 - Um forte terremoto de magnitude superior a 6,0º Richter atingiu o México nesta sexta-feira (13), provocando pânico em milhares de turistas em Acapulco e interrompendo a transmissão de energia até na capital.

Não há registro imediato de feridos no terremoto, cujo epicentro foi no estado de Guerrero, na costa do Pacífico.

"Pulamos da cama e fomos para o jardim. Eu estava dormindo. Balançou mesmo. As coisas caíram das prateleiras", disse Anna Achdale de Palazuelos, que mora em Acapulco.

Os turistas, muitos deles de pijama, foram retirados dos hotéis de Acapulco, onde 20 mil casas ficaram sem energia.

Um tremor secundário, com centro perto do local do primeiro terremoto, foi sentido cerca de três horas depois e teve magnitude 5,4, segundo o instituto U.S. Geological Survey.

Centenas de turistas em Acapulco voltaram a fugir dos hotéis. A maioria ficou com medo de voltar para dentro e muitos continuaram deitados em bancos e calçadas.

"Vou ficar aqui até terminar. Ficamos com medo de outro tremor", disse Guadalupe Flores, 15, que está de férias com a família, hospedada em um hotel na frente da praia, vestindo camisola depois de ter sido acordada pelo segundo tremor.

Os serviços de emergência disseram que ainda não havia registros de prejuízos ou feridos em Acapulco e na Cidade do México.

Algumas áreas da capital ficaram sem eletricidade. A cidade foi devastada por terremoto de magnitude 8,1º em 1985, que matou cerca de 10 mil pessoas.

Moradores do bairro central de Tlatelolco, que foi muito atingido há 22 anos, fugiram para uma praça central. A rádio mexicana disse que algumas janelas quebraram.

Fonte: Globo.com
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne