Tremor de 6,1 na escala Richter sacode Porto Rico


11.10.2008 - Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter foi sentido neste sábado em território porto-riquenho, acordando a população e provocando alarme entre as pessoas, informou a Rede Sísmica de Porto Rico (RSPR).

O tremor foi registrado às 6h40 (7h40 de Brasília), 85 milhas (137 km) ao nordeste de Fajardo, cidade do leste de Porto Rico, segundo a RSPR.

Segundo a polícia de Porto Rico, não houve acidentes nem perdas materiais em conseqüência do tremor. Os cidadãos de toda a ilha caribenha disseram que o tremor foi sentido por cerca de 25 segundos.

Fonte; Terra notícias

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

 

Técnicos da USP chegam a Monte Azul para investigar tremor de terra

06.03.2008 - Moradores de cinco propriedades da zona rural sentiram abalos em quatro dias.
Fenômeno pode ser provocado por acomodação do terreno, composto de arenito.

Especialistas em sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) chegaram na quarta-feira (4) à zona rural de Monte Azul Paulista, a 389 km de São Paulo, onde moradores afirmam ter sentido tremores de terra durante quatro dias seguidos.

O Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, foi avisado sobre a ocorrência dos tremores pela Prefeitura de Monte Azul. Moradores de cinco propriedades disseram ter ouvido um barulho e sentido a terra tremer, com intensidades diferentes. Não há registros de vítimas ou de prejuízos materiais.

O pesquisador chegou carregado de equipamentos e visitou três fazendas onde os tremores foram sentidos na semana passada. Os moradores foram entrevistados. A conversa é um processo importante no processo de investigação. Os depoimentos ajudam os pesquisadores a descobrir o centro dos tremores.

Há um ano, técnicos instalaram sismógrafos em Andes, distrito de Bebedouro,a 381 km de São Paulo, para o estudo de possíveis abalos sísmicos. A pesquisa ainda não foi concluída.

O diretor do Departamento de Água de Bebedouro, Suhail Ismael, acompanha de perto os trabalhos. De acordo com ele, o tremor na zona rural de Monte Azul pode ser resultado de uma acomodação de terra, uma vez que o solo da região é composto de arenito.

Em Monte Azul Paulista, um sismógrafo digital deve ser instalado esta semana para descobrir novas ocorrências. O pesquisador José Roberto Barboza, que está na cidade, é o mesmo que investiga os tremores de Andes. "A origem dos tremores pode ser natural ou artificial. Só com tempo, se os tremores voltarem, e forem registrados, aí vai ser identificado o tipo de atividade, o tipo de fenômeno", afirmou o estudioso.

Fonte: G1

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne