29.09.2008 - Um tremor de 7,3 graus na escala aberta de Richter atingiu nesta segunda-feira as águas das ilhas de Kermadec, na Nova Zelândia, sem deixar vítimas ou provocar danos materiais.
O centro de detecção de tsunamis do Pacífico não emitiu alerta para as ondas gigantes.
O epicentro do terremoto foi localizado a 35 quilômetros de profundidade e 72 quilômetros ao sul da ilha Raoul, nas Kermadec, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Os movimentos telúricos são freqüentes na zona, assentada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica afetada por sete mil tremores ao ano, a maioria moderados.
Fonte: Terra notícias
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Terremoto assusta a Nova Zelândia: milhares de pessoas saíram às ruas
21.12.2007 - Milhares de pessoas saíram ontem às ruas na Nova Zelândia depois que um terremoto de 6,8 graus na escala Richter sacudiu o norte do país, causando danos em construções. Não há registro de feridos graves ou mortos.
- Toda a casa tremeu. Nosso filho mais novo, de cinco anos, acordou por causa do terremoto e do barulho, e todos nos protegemos debaixo do marco de uma porta. Houve muitos rangidos e gemidos. Nossa casa precisou de muito tempo para voltar ao normal e parar de tremer - contou o deputado neozelandês Craig Foss, que mora na cidade de Hawke Bay.
Conforme o Serviço Geológico do país, o tremor ocorreu às 20h55min (5h55min em Brasília), com epicentro a cerca de 400 quilômetros a sudeste de Auckland e a 40 quilômetros de profundidade. A localidade mais próxima do epicentro é Gisborne, com 32,7 mil habitantes.
Moradora da cidade, Jennifer Caughy contou à imprensa local que o abalo provocou um vazamento de gás em uma rua, além de deixar janelas quebradas. A Nova Zelândia sofre cerca de 14 mil terremotos por ano, mas a imensa maioria é muita fraca para ser percebida pela população.
Fonte: Jornal Zero Hora RS
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Na cidade restou apenas desolação, a porta está demolida, em ruínas". (Isaías 24, 13)
"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)
"Disse Jesus: Haverá grandes terremotos e em muitos lugares fome e peste, acontecerão coisas terríveis e grandes sinais no céu". (Lucas 21, 11)