Brasil: Igreja histórica ganha status de santuário militar


18.08.2008 - Localizada na Ilha do Fundão, foi reaberta à visitação pública.

Bom Jesus da Coluna é a única edificação que restou do convento franciscano erguido na Ilha do Fundão, às margens da Baía de Guanabara, no início do século 18. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1964, teve investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) de R$ 1,5 milhão, passou por anos de reforma e foi reinaugurada na sexta-feira, quando ganhou o status de santuário militar.

Instalada em área que pertence ao Exército desde 1865, a igreja não é muito visitada pelo público, apesar de estar a poucos metros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na mesma ilha. Mas os militares querem mudar esse quadro.

Quem afirma é o capelão do Comando Militar do Leste, o tenente-coronel Lindenberg, para quem a igreja não tem importância apenas religiosa, mas também histórica. "Há mais de dez anos começamos um trabalho de conscientização da importância desse monumento na comunidade militar, e o Exército iniciou então um movimento de recuperação desse patrimônio. A igreja é aberta a toda a comunidade", diz.

A obra foi desenvolvida pela Fundação Cultural do Exército Brasileiro (Funceb) e teve acompanhamento e consultoria técnica do Iphan. Segundo o superintendente do órgão no Rio, Carlos Fernando Andrade, o acesso do público ajuda a preservar a importância histórica das igrejas. Ele conta que duas imagens foram roubadas durante a reforma, um missal de madeira e uma imagem que ficava acoplada ao púlpito. "Como o processo de restauro estava avançado, tínhamos fotos das imagens, e elas foram recuperadas pela Polícia Federal em um morro", revela.

A reforma incluiu a restauração da alvenaria e das imagens sacras. O trabalho foi minucioso - inclusive para encontrar a cor original das pinturas. Enquanto recuperavam a igreja, profissionais da Escola de Belas Artes ofereceram um curso de restauração para militares. Em um ano, formaram-se 26 restauradores em madeira.

HISTÓRIA

Não há consenso sobre a data da inauguração da igreja. Sabe-se que a Ilha do Fundão foi doada em 1704 aos padres franciscanos pela família do capitão Francisco Telles de Barreto. Ali foi construído um convento com várias edificações, entre elas a igreja, que teve prestígio durante o reinado de d. João VI, devoto de São Francisco. No século 19, a ilha foi desapropriada pelo Ministério da Guerra.

Fonte: Estadão


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne