Arquidiocese de México organiza congresso de exorcistas


18.08.2008 - MEXICO D.F..- A Coordenação de Exorcistas da Arquidiocese do México, organiza do 1 aos 4 de setembro, o “II Congresso de exorcistas, sacerdotes e leigos da Arquidiocese do México”, e que se realizará na sede do Episcopado Casa del Lago, Cuautitlan Itzcalli. Entre os expositores se encontram o Vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas, P. Ernesto Caro; o formador de exorcistas e membro da Associação Internacional de Exorcistas, P. Gabrielle Nanni; o Coordenador de Exorcistas da Arquidiocese de Guadalajara, Pe. Jesus Ceja; entre outros.
Entre os objetivos está que os sacerdotes e seus auxiliares aprendam “o exercício do ministério de sanação e de liberação”, de forma que nas orações litúrgicas para pedir a saúde dos doentes (Missa e unção de doentes), “respeite-se a estrutura própria desses atos litúrgicos e não se misturem as orações chamadas de liberação”, de acordo à instrução emitida em 14 de setembro de 2000 do então Cardeal Joseph Ratzinger.

Do mesmo modo, “que nas orações não litúrgicas, chamadas de sanação interior para enfermidades físicas ou mentais da ordem meramente natural, não se misturem as orações de liberação de influências ou infestações demoníacas que são próprias do chamado Exorcismo Menor”.
Finalmente, espera-se que os participantes “tenham os critérios de discernimento para saber: que orações, a que pessoas, em que casos: simples enfermidade, influência ou infestação demoníaca e obsessão ou possessão demoníaca?”.

Fonte: ACI

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando:

Exorcista mexicano critica sacerdotes que não acreditam em existência do demônio

24.07.2007 - MEXICO D.F. - O coordenador geral de exorcistas da Arquidiocese do México, Pe. Pedro Mendoza Pantoja, criticou o cepticismo de alguns sacerdotes sobre a existência do diabo e assinalou que embora não sejam muitos os casos de possessão, sim o são no que é afetação demoníaca, que se deve ao afastamento do homem de Deus.

Ao culminar o 3º Congresso Nacional de Exorcistas, o Pe. Mendoza advertiu que quem não acredita na existência do demônio esquece que se trata de um dogma de fé da Igreja "por mais que queiram dar (a estes fenômenos) explicações de tipo psicológico ou de outra índole".

Em declarações à imprensa, o sacerdote afirmou que na arquidiocese há sete exorcistas e que este número não é sob dado de que tampouco são muitos os casos de possessão; mas, advertiu, "sim o são no sentido de que atualmente muitas pessoas sofrem diversos tipos de afetações demoníacas devida ao afastamento do homem da fé, o que o faz crédulo em magia, bruxaria, malefícios, horóscopos e inclusive na morte, e tudo isto os sacerdotes não o atendem porque não sabem como fazê-lo".

Nesse sentido, qualificou o evento de bem-sucedido porque se conseguiu sensibilizar os bispos participantes para que toquem este tema nos seminários e o número de exorcistas aumente. O Pe. Mendoza assinalou que é necessário tomar consciência da importância do ministério do exorcismo.

Distinguir males mentais de possessões

Por outro lado, durante o evento, o psicólogo e exorcista da Arquidiocese do México, Pe. Enrique Maldonado, assinalou que é necessário distinguir entre uma verdadeira possessão diabólica e uma enfermidade mental. Nesse sentido, afirmou que de cada dez mil casos de suposta possessão apenas um é real.

Acrescentou que por isso é necessário o apoio de especialistas que, sob a guia do sacerdote, poderão diferença uma psicopatologia de uma verdadeira influência demoníaca e assim ajudar à pessoa "a encontrar a melhor via para solucionar seu problema".

Por sua parte, o Pe. Jesús Yáñez recordou que na guerra que houve no Céu" não só caiu Satanás, mas também demônios menores que o seguiram; e que "possuído" é a pessoa atacada por Satanás e "diabólico" o invadido por demônios menores.

O sacerdote explicou que para estabelecer uma possível possessão se devem manifestar quatro critérios na pessoa afetada: aberração ao sagrado, aparição de fenômenos paranormais "em grau supremo", a "revelação de coisas à distância", e falar em línguas que a pessoa em estado consciente desconhece.

Fonte: G1


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne