31.07.2008 - Cidade do Vaticano - - No momento em que a comunhão anglicana atravessa uma crise sem precedentes, o Vaticano estuda com atenção o pedido da comunhão anglicana tradicional de se unir à Igreja Católica. Cerca de 400 mil fiéis pertencem a este ramo dissidente.
Em carta enviada em 5 de julho ao arcebispo australiano John Hepworth, primaz da Comunhão Tradicional Anglicana, o cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, afirma aos dissidentes que está estudando com séria atenção a perspectiva de uma união, conforme estes últimos propuseram em uma carta publicada em seu site.
Já em 1990, os anglicanos tradicionais discordaram da Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação de pastores mulheres. No entanto, como destaca o cardeal Levada na carta do início deste mês, a situação dentro da comunhão anglicana em geral se tornou sensivelmente mais complexa nessas últimas semanas. Hoje, uma nova crise está abalando a Igreja anglicana: a questão da ordenação de bispos mulheres ou de homossexuais declarados, como é intenção dos episcopalianos (ramo americano da Comunhão Anglicana).
Naturalmente, estes temas estão na agenda da Conferência de Lambeth, que reúne cerca de 650 bispos e arcebispos da Comunhão desde 16 de julho até 4 de agosto, em Cantuária (sudeste da Inglaterra). Este encontro se realiza a cada dez anos.
O primaz da Comunhão Anglicana Tradicional recebeu a carta do cardeal Levada em 25 de julho, e imediatamente publicou uma nota de agradecimento:
“É uma carta de alento cálido. Respondi expressando minha gratidão em nome de ‘meus irmãos bispos’, e reafirmo nossa determinação em alcançar a unidade pela qual Jesus rezou tão intensamente na Última Ceia, apesar dos custos pessoais que isto possa implicar entre nossos seguidores. Esta carta deveria nos estimular a renovar nossa oração pelo Santo Padre, pelo cardeal Levada e pela equipe da Congregação para a Doutrina da Fé, assim como por todos os sacerdotes e leigos, enquanto avançamos rumo a uma comunhão mais próxima em Cristo com a Santa Sé”, afirma o arcebispo Hepworth.
Os fiéis da Comunhão Anglicana Tradicional estão presentes na África, Austrália, no Estreito de Torres, Canadá, América Latina, Inglaterra, Irlanda, Índia, Paquistão, Japão e nos Estados Unidos.
Fonte Rádio Vaticano
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Grupo de anglicanos solicita ingressar em massa na Igreja Católica
29.10.2007 - DUBLIN - Três paróquias completas da chamada "igreja da Irlanda", ramo irlandesa da igreja anglicana, solicitaram ser recebidas no seio da Igreja Católica, junto com outros anglicanos do mundo, informou esta semana o semanário católico "The Irish Catholic".
As paróquias anglicanas, se localizada nos condados irlandeses de Down, Tyrone e Laois pertencem ao chamado "rito tradicional" dentro da "igreja da Irlanda". Mas segundo a nota "anglicanos de outros 12 países assinaram uma carta dirigida ao Vaticano solicitando união plena, corporativa e sacramental" com a Igreja católica sob a autoridade do Papa.
Também segundo o jornal, embora a decisão afete a "algumas centenas de anglicanos na Irlanda, se o pedido é aceito pelo Vaticano, 400.000 anglicanos no mundo poderiam ser admitidos na Igreja católica".
O rito tradicional da igreja da Irlanda surgiu em 1991, logo que o concílio de bispos desta denominação decidisse a ordenação de mulheres; uma decisão que os do rito tradicional consideraram como "um desafio aos ensinos das Escrituras e a Tradição".
Um porta-voz deste ramo confirmou ao Irish Catholic" que esperam ser recebidos "em plena comunhão com a Sede de Roma" depois da decisão tomada durante a reunião plenária da Comunhão Anglicana Tradicional, conhecida por suas siglas em inglês TAC.
Segundo um comunicado da TAC "os bispos e vigários gerais unanimemente estão de acordo com o texto da carta enviada à Sé de Roma para pedir a plena unidade".
"A carta foi solenemente assinada por todo o colégio de bispos e confiada ao primaz e a dois bispos escolhidos pelo colégio para ser apresentada à Santa Sé", adiciona o comunicado.
O próprio porta-voz da TAC assinalou que "a carta foi cordialmente recebida pela Congregação para a Doutrina da Fé".
"O Primaz da TAC entraram em acordo para que nenhum membro do colégio de bispos conceda entrevistas até que a Santa Sé considere a carta e a responda", adicionou.
Fonte: ACI
--------------------------------------------------------------
"Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?" (Mt 18,12)
"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor". (Jo 10,16)