Vaticano estuda união com os anglicanos dissidentes


29.07.2008 - O Vaticano estuda com atenção o pedido do braço dissidente da Igreja anglicana de se juntar à Igreja católica, segundo um documento divulgado nesta terça-feira, num momento de crise da comunhão anglicana.

O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a doutrina da fé, guardiã do dogma católico, afirmou aos dissidentes que está estudando "com uma séria atenção" a perspectiva de uma "união", conforme estes últimos propuseram, em uma carta publicada em seu site.

Em carta enviada em 5 de julho ao primaz da Comunhão tradicional anglicana, o arcebispo australiano John Hepworth, o cardeal Levada destacou, no entanto, que "a situação dentro da comunhão anglicana em geral se tornou sensivelmente mais complexa nessas últimas semanas".

Os anglicanos tradicionais se separaram da Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação dos pastores mulheres em 1990 e reivindicam 400 mil fiéis.

Uma nova crise abala hoje a Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação de bispos mulheres ou homossexuais declarados. Cerca de 650 bispos e arcebispos da Comunhão estão reunidos desde 16 de julho, até 4 de agosto, em Canterbury (sudeste da Inglaterra) para a Conferência de Lambeth", que acontece a cada dez anos.

Uma adesão dos dissidentes na Igreja católica possui diferentes problemas, principalmente porque o clérigo anglicano pode se casar, ao contrário dos padres católicos.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Grupo de anglicanos solicita ingressar em massa na Igreja Católica

29.10.2007 - DUBLIN - Três paróquias completas da chamada "igreja da Irlanda", ramo irlandesa da igreja anglicana, solicitaram ser recebidas no seio da Igreja Católica, junto com outros anglicanos do mundo, informou esta semana o semanário católico "The Irish Catholic".

As paróquias anglicanas, se localizada nos condados irlandeses de Down, Tyrone e Laois pertencem ao chamado "rito tradicional" dentro da "igreja da Irlanda". Mas segundo a nota "anglicanos de outros 12 países assinaram uma carta dirigida ao Vaticano solicitando união plena, corporativa e sacramental" com a Igreja católica sob a autoridade do Papa.

Também segundo o jornal, embora a decisão afete a "algumas centenas de anglicanos na Irlanda, se o pedido é aceito pelo Vaticano, 400.000 anglicanos no mundo poderiam ser admitidos na Igreja católica".

O rito tradicional da igreja da Irlanda surgiu em 1991, logo que o concílio de bispos desta denominação decidisse a ordenação de mulheres; uma decisão que os do rito tradicional consideraram como "um desafio aos ensinos das Escrituras e a Tradição".

Um porta-voz deste ramo confirmou ao Irish Catholic" que esperam ser recebidos "em plena comunhão com a Sede de Roma" depois da decisão tomada durante a reunião plenária da Comunhão Anglicana Tradicional, conhecida por suas siglas em inglês TAC.

Segundo um comunicado da TAC "os bispos e vigários gerais unanimemente estão de acordo com o texto da carta enviada à Sé de Roma para pedir a plena unidade".

"A carta foi solenemente assinada por todo o colégio de bispos e confiada ao primaz e a dois bispos escolhidos pelo colégio para ser apresentada à Santa Sé", adiciona o comunicado.

O próprio porta-voz da TAC assinalou que "a carta foi cordialmente recebida pela Congregação para a Doutrina da Fé".

"O Primaz da TAC entraram em acordo para que nenhum membro do colégio de bispos conceda entrevistas até que a Santa Sé considere a carta e a responda", adicionou.

Fonte: ACI

--------------------------------------------------------------

"Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?" (Mt 18,12)

"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor". (Jo 10,16)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne