26.07.2008 - O vulcão Chaitén ameaça iniciar um novo e violento ciclo eruptivo diante da intensa atividade sísmica que foi registrada desde a última quinta na região, a 1.220 quilômetros da capital chilena, informam vulcanólogos.
Os mais de 200 movimentos telúricos registrados nas últimas 48 horas (a maioria não percebidos pela população) indicariam a presença de um novo curso de magma sob o maciço, disse hoje o diretor do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), Jorge Muñoz, para a imprensa local.
"Uma nova injeção de magma na profundidade e uma obstrução do conduto superior constituem o pior cenário que poderíamos ter", declarou Muñoz.
"Isto significa que em algum momento, no prazo de dias, poderíamos ter uma reativação do vulcão através de uma grande explosão", concluiu.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Aquecimento global pode levar a um aumento das erupções de vulcões
13.09.2007 - O aquecimento global pode levar a um aumento nos próximos anos das erupções de vulcões, alertou nesta quinta-feira um especialista britânico em mudanças climáticas.
De acordo com o especialista em clima da University College em Londres, Bill McGuire, o derretimento das camadas polares estaria aumentando o nível do mar e, conseqüentemente, a pressão sobre a superfície terrestre.
"Já há sinais de que terremotos no Alasca estão sendo provocados pelo derretimento do gelo. Também há sinais de que o vulcão Pavlov, no Alasca, deve entrar em erupção no inverno, quando o nível do mar se eleva em cerca de 30 centímetros, devido a condições climáticas", disse McGuire em um evento de cientistas na cidade britânica de York.
"Portanto, se nós observamos um aumento de um ou dois metros no nível do mar neste século, acompanhado de perdas em massa nas regiões polares, podemos esperar uma resposta da superfície terrestre nas próximas décadas, eu acredito." McGuire disse que 60% de todos os vulcões são ilhas localizadas próximas a litorais e são suscetíveis a mudanças na pressão terrestre decorrentes do aumento do nível do mar.
Ele também avalia que pode haver um aumento em terremotos e tsunamis, devido ao mesmo fenômeno.
Fonte: UOL notícias