04.07.2020 -
Comunhão na mão em tempos de pandemia. E depois?
Parece-me desnecessário, e perigoso olhando para o futuro, que seja decretado que deve ter comunhão na mão por causa da pandemia – e, portanto, na posição de pé. A quem queremos agradar com essa medida?
Por Dom Héctor Aguer
O Estado argentino, exercendo sua inclinação genética ao autoritarismo, assume o dever e a faculdade de cuidar de todos nós a partir do contágio da nova praga. Ele determinou, então, que o culto a Deus e a recepção dos sacramentos não são “atividades essenciais”. Permite alguma abertura dos templos, de acordo com a apreciação da situação sanitária, mas com a proibição das celebrações litúrgicas.
O pior é que essa reivindicação totalitária foi humildemente aceita. É verdade que, graças a Deus, alguns sacerdotes usam o bom senso e a liberdade cristã, com a aprovação dos fiéis que vêm. Os políticos fingiram ignorar o formidável “tiro de bandeira”, estrelado por multidões em todo o país que, em 20 de junho, “Dia da Bandeira”, içaram a bandeira nacional e proclamaram sua saciedade com a quarentena que já é de “noventena”, e continuará sem saber até quando. Nosso Hino Nacional canta “Liberdade, Liberdade, Liberdade”, mas os direitos e garantias garantidos por nossa Constituição têm validade duvidosa no que era a República Argentina, e agora se chama “Presidência Argentina”. Somos governados pelo DNU, “decretos de necessidade e urgência” do Poder Executivo.
Nesse contexto, alguns pastores da Igreja determinaram que a Santa Comunhão deveria ser recebida na mão; é aqui que os fiéis solicitam o sacramento e os sacerdotes estão dispostos a cumprir sua obrigação pastoral elementar. O cuidado parece razoável, embora outra opinião também tenha sido divulgada, segundo a qual haveria tanto ou mais risco de contágio ao receber a Comunhão na mão do que na boca.
Por alguma razão, nos convidam até o cansaço a lavar as nossas mãos com frequência. Ocorre-me que, de fato, talvez um ou outro possa ser feito com o mesmo cuidado e sem perigo. Não tenho competência para elucidar esse assunto, e também minha intenção nesta nota é direcionada para o futuro e lembrar qual é a disciplina atual na Igreja e o consequente direito dos católicos. Vamos ao que interessa.
De acordo com a disciplina eclesial, a comunhão pode ser recebida em pé ou ajoelhado, na mão ou na boca. No entanto…não há como negar uma tendência, realmente imposta, a receber a Comunhão em pé. No mínimo, a coisa certa a fazer seria arranjar um genuflexório
…para que aqueles que quisessem manter a maneira tradicional de ajoelhar pudessem fazê-lo, mesmo que fosse indo para uma fileira própria. Muitos padres – verifiquei – relutam em oferecer esta solução; desse modo, ele praticamente força o fiel a receber a Comunhão em pé, e essa posição se torna geral como se fosse o costume apropriado, o único que corresponde. Não tenho nada de objetivo contra isso, mas me parece necessário advertir que aqueles que a praticam não devem omitir um gesto de reverência ou adoração.
Santo Agostinho ensinou que “você não pode comer este pão sem primeiro adorá-lo”;
…seria simplesmente a externalização, na ordem litúrgica dos sinais, da fé na presença substancial do Senhor sob a espécie eucarística.
A comunhão na mão, independentemente da idade do gesto, é uma forma adotada e difundida nas últimas décadas, após séculos de validade da prática oficial do rito latino, que deveria receber a comunhão na boca. Lembro-me de ouvir um argumento absurdamente ridículo a favor da nova postura há muito tempo: são os bebês que recebem comida na boca; nós adultos os tomamos com as mãos. Mas outra comparação poderia ser usada como um contra-argumento: pegar com a mão, ter na mão indica a posse de alguém que possui alguma coisa, e não podemos dizer que esse seja o relacionamento de um católico com o Corpo do Senhor, que se recebe como um dom imerecido. Na minha opinião, outras precauções devem ser levadas em consideração.
Muitas vezes isso aconteceu comigo, distribuindo a comunhão em uma catedral lotada, tendo que deter alguém que levava embora consigo a hóstia consagrada. Não devo pensar mal, mas sempre pode haver alguma “tensão”, que não sabe do que se trata; e não se deve excluir que existem aqueles que a buscam para fins “não-santificados”. É necessário, então, que o comunicante o consuma perante o ministro. Da mesma forma, deve-se notar que…
é necessário observar se uma pequena partícula não é deixada na mão; não seria apenas uma migalha de pão; o Corpo do Senhor está presente em toda hóstia consagrada e em cada um de seus fragmentos.
Tenho a impressão de que esta forma de comungar foi imposta com certo descuido e uma certa “pressa” na distribuição da comunhão eucarística. Devemos lembrar a primeira condição que foi instilada em nós quando crianças: “esteja na graça de Deus”. Outra condição é que deveríamos estar em jejum a partir da meia-noite anterior, o que já não acontece atualmente, mas por uma hora – mas isso não deve ser negligenciado, como respeito elementar – e, como foi dito: «devemos ter consciência do que será recebido e nos aproximarmos da comunhão com devoção”. Esta última condição refere-se à fé e à consciência do que está sendo feito; Toda a vida do cristão é expressa nesse gesto de comunhão. As observações anteriores visam permitir que os fiéis obtenham o máximo fruto espiritual da comunhão eucarística.
Comentando o Evangelho de São João, São Tomás de Aquino escreveu que “este sacramento nada mais é do que a aplicação a nós da paixão do Senhor, e, portanto, tudo o que é o efeito da paixão do Senhor é o efeito desse sacramento”. Ele também alertou contra a possibilidade de uma certa ficção ou simulação no coração de alguém que se aproxima da comunhão”, quando o interior não corresponde ao que é expresso nos sinais exteriores… aquele que não tem em seu coração o desejo da união com Cristo, e não busca remover todos os impedimentos (pecados e indiferenças), cai na ficção. Então Cristo não está nele, nem ele em Cristo ». Essas palavras duras ilustram a necessidade de uma preparação correta para excluir toda pressa e garantir continuidade e harmonia entre fé interior e amor e gestos externos de quem recebe o Corpo do Senhor.
No Catecismo da Igreja Católica (n. 1328-1332), os nomes pelos quais o sacramento é designado são listados e explicados: Eucaristia, Festa do Senhor, Partir do Pão, Assembléia Eucarística, Memorial (da Paixão e Ressurreição de Cristo), Santo Sacrifício, Santa e divina liturgia, Comunhão, Santa Missa. A dimensão sacrificial da Eucaristia é incutida repetidamente no Catecismo:
«A Eucaristia é, pois, um sacrifício, porque representa (torna presente) o sacrifício da cruz, porque é dele o memorial e porque aplica o seu fruto” (1366). A comunhão nos une em um banquete fraterno, porque é a participação comum no sacrifício de nossa redenção; É assim que se constitui a unidade católica da Igreja, e os comunicantes, ao receberem a ágape de Deus, tornam-se irmãos em Cristo.
O descuido que apontei é verificado no contexto das numerosas arbitrariedades registradas nas últimas décadas e dos erros teológicos – verdadeiras heresias – que deram origem às intervenções magisteriais de Paulo VI e João Paulo II. Também aponto algumas resistências para enfatizar a autenticidade do sacramento do sacrifício do Senhor. Por exemplo: que há um crucifixo na mesa do altar, como indicou Bento XVI, ou que a parte sacrificial do rito pode ser celebrada “ad orientem”. Este ponto é mal compreendido e, portanto, criticado por ignorância e preconceito.
Não se trata de “dar as costas aos fiéis” ou de celebrar “as costas”, mas de expressar o significado da celebração de maneira autêntica e correta.
Depois de ter compartilhado na primeira parte a Palavra de Deus, o celebrante se coloca diante dos fiéis para ir com eles em direção ao Senhor, ao Oriente, ao Sol nascente – A natolḗ ex hýpsous, Lc 1, 78-. O gesto de “voltar-se para o Senhor” é aquele que corresponde à oferta do santo sacrifício. Joseph Ratzinger explica completamente: «Na Liturgia da Palavra, é, de fato, uma questão de dirigir a palavra e responder a ela, e, portanto, é sensato que quem anuncia e quem ouve está de frente um para o outro, que no salmo meditam sobre o que ouviram, aceitam em si mesmos e o transformam em oração, tornando-o uma resposta. Em vez disso, é essencial uma orientação comum “para o leste” durante a oração eucarística…
Não é importante olhar para o padre, mas para o Senhor. Nesse caso, não é um diálogo, mas uma adoração comum, para nos colocarmos no caminho de quem está vindo.
Eu me permiti essa digressão porque progressivismo, na ânsia de mudar tudo, ele arruína os critérios e sentimentos dos fiéis impondo uma cultura anti-litúrgica. Em intervenções anteriores, referi-me, com pesar, a bobagens realizadas por padres e por alguns bispos.
A questão da comunhão e as correspondentes atitudes interiores e exteriores não podem ser separadas da questão mais ampla de adorar a presença substancial do Senhor. A esse respeito, João Paulo II escreveu: «Jesus nos espera neste sacramento de amor. Não poupemos tempo para encontrá-lo em adoração, em contemplação cheia de fé e abertos para corrigir as graves falhas e crimes do mundo. Nunca cesse nossa adoração».
Por causa de uma visão ambígua de diálogo com o mundo, a Igreja tornou-se mundana e copia o antropocentrismo da cultura secular.
A primazia de Deus e a apreciação do que se refere a Ele são deslocadas, para os danos do mundo e da própria Igreja.
Tentei resumir nessas linhas o que considero importante destacar na circunstância singular em que vivemos, principalmente com vista ao “futuro”. Alguém teria que se perguntar se as verdades apontadas brilham claramente na inteligência e no coração dos católicos. A pregação comum deve abordá-los e devem figurar com destaque na catequese de crianças e adolescentes.
Voltando ao início, e com o maior respeito pela opinião contrária, parece-me desnecessário e perigoso olhar para o futuro em que seja decretado, por causa da pandemia, que a Sagrada Eucaristia seja recebida na mão – e, consequentemente, em pé – A quem queremos agradar a uma medida semelhante? À autoridade sanitária, cujos critérios são desproporcionais? Não existe o risco dos fiéis perceberem que essa incumbência como uma imposição excessiva? Quoi bon? , diz o francês.
+ Bispo Héctor Aguer , Arcebispo Emérito de La Plata
Traduzido de InfoCatólica via templariodemaria.com
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Nota de www.rainhamaria.com.br
Missa na Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima, no dia 2 de Junho de 2020.
Padre recusa dar comunhão a fiel, contra a lei da Igreja, por pretender comungar de joelhos e na boca.
Via: fratresinunum.com
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Nota final de www.rainhamaria.com.br
Disse o zeloso Bispo Athanasius Schneider:
"Razões para receber a Comunhão na língua e de joelhos. Não há nada na Igreja e nesta terra que seja tão sagrado, tão divino, tão vivo e tão pessoal como a Sagrada Comunhão. Durante a Sagrada Comunhão a Hóstia Sagrada é o reino celestial verdadeiro, porque ali está o próprio Cristo, em cujo Corpo habita a Divindade (cf. Cl 2: 9).
(Bispo Athanasius Schneider dando a Sagrada Eucaristia)
Portanto, o gesto exterior mais adequado para receber o reino de Deus como uma criança, é fazer-se pequeno, ajoelhar-se e permitir-se ser alimentado como uma criança pequena, abrindo a boca. Sem dúvida, o rito de receber o Corpo Divino de Cristo na Santa Comunhão de joelhos e na língua foi elaborado durante vários séculos na Igreja com a orientação do Espírito Santo, o Espírito de santidade e piedade".
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