04.02.2017 -
Por Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que o câncer mata 8,8 milhões de pessoas todos os anos, em sua maioria, nos países de média e baixa rendas. O resultado atual mostra uma aumento em relação a 2012, quando foram registrados 8,2 milhões de óbitos.
Para combater o problema, a agência da ONU lançou esta sexta-feira um novo guia com o objetivo de melhorar as chances de sobrevivência dos pacientes. O lançamento foi feito para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, este sábado, 4 de fevereiro.
Diagnóstico precoce
A meta é garantir serviços de saúde com foco no diagnóstico precoce e no tratamento da doença ainda nos estádios iniciais.
Em entrevista à ONU News, o ministro da educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, que é especialista em oncologia, falou sobre a importância do diagnóstico precoce.
"É absolutamente fundamental o diagnóstico precoce. Por muito que as terapias tenham evoluído nos últimos anos, acima de tudo o diagnóstico que nos leva a um melhor prognóstico das doenças, porque nós sabemos que é absolutamente fundamental entender se temos ou não temos um cancro, em que estadio está, de que natureza é, numa época inicial da doença. E isso aumenta muito as probabilidades do prognóstico, isto é, a cura, poder eventualmente existir numa doença que infelizmente é uma luta contra as estatísticas."
Atualmente, um dos maiores desafios é que vários casos de câncer são detectados muito tarde, mesmo em países com ótimos sistemas de saúde. Nesta fase, eles são bem mais difíceis de serem tratados com sucesso.
O câncer é responsável por quase um em cada seis óbitos no mundo. Mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença anualmente e a OMS calcula que esse número deve passar de 21 milhões até 2030, mais do dobro da população de Portugal.
Doenças crônicas
O diretor do Departamento de Doenças Crônicas da OMS, Etienne Krug, disse que "o diagnóstico do câncer em estágios avançados e a incapacidade de fornecer tratamento condenam as pessoas a um sofrimento desnecessário e morte precoce".
O novo guia da organização sugere a adoção de três passos importantes: em primeiro lugar, os países devem melhorar a comunicação pública sobre os diferentes sintomas da doença e devem também encorajar as pessoas a buscarem cuidado de saúde quando eles surgirem.
Em segundo lugar, a OMS quer que os governos invistam mais em equipamentos e treinamento do pessoal da área de saúde e, por último, quer ainda que os governos assegurem que os pacientes de câncer tenham acesso a tratamentos seguros e eficazes, incluindo para aliviar as dores, sem terem que se endividar.
Custo
Segundo a agência, em 2010, o custo econômico anual do tratamento do câncer através dos gastos médicos e perda de produtividade passou de US$ 1,1 trilhão.
Os especialistas explicam que estratégias para melhorar o processo de diagóstico precoce pode ser rapidamente incorporadas aos sistemas de saúde a um custo muito baixo.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 tem como meta assegurar vidas saudáveis e peomover o bem-estar para todos. Os países prometeram reduzir em um terço as mortes prematuras causadas por câncer até 2030.
Além disso, eles concordaram também com a implementação de uma cobertura de saúde universal, que inclui proteção financeira, acesso a serviços de saúde de qualidade e ainda acesso a remédios e vacinas para todos.
Fonte: www.unmultimedia.org
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)
"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)
"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)
"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)
Veja também...
Haverá Pestes: Ministério da Saúde confirma epidemia de sífilis no Brasil
Haverá Pestes: 2016 já teve mais de 1,9 milhão de casos de dengue, chikungunya e zika