16.03.2016 - Dois cometas estão neste momento se aproximando da Terra e um deles passará a apenas 9 distâncias lunares, a terceira maior aproximação da história e maior para um cometa nos últimos 246 anos.
O primeiro cometa a se aproximar será 252P/LINEAR 12, que hoje, 16 de março, deverá atingir o perigeu e cruzar as cercanias da Terra a 5.3 milhões de quilômetros de distância.
Na semana que vem será a vez de P/2016 BA14 (Pan-STARRS), que no dia 22 de março passará a apenas 3.5 milhões de quilômetros do nosso planeta, o equivalente a nove vezes a distância entre a Terra e a Lua. Esta será a terceira maior aproximação histórica de um objeto deste tipo e a maior dos últimos 246 anos.
O cometa que mais se aproximou da Terra foi D/1770 L1 (Lexell), que no ano de 1770 fez um rasante a 2.26 milhões de quilômetros.
Em 1360, o cometa 55P/1366 U1 (Temple-Tuttle) raspou nosso planeta quando passou a 3.42 milhões de quilômetros. Depois foi a vez de C/1983 H1 (IRAS-Araki-Alcock), que chegou a 3.42 milhões de quilômetros em maio de 1983, mas perderá esta posição para P/2016 BA14 no dia 22 de março próximo.
Tanto 252P/LINEAR 12 como P/2016 BA14 (Pan-STARRS) são cometas periódicos, ou seja, orbitam o Sol em períodos curtos menores que 200 anos. 252P/LINEAR completa uma volta ao redor do Sol a cada 5.34 anos, enquanto BA14 a faz em 5.24 anos.
Embora as aproximações de asteroides sejam comuns, alguns deles cruzando perigosamente a orbita da Terra na altura dos satélites artificiais, o mesmo não se pode dizer dos cometas, que geralmente passam bem longe, a milhões de quilômetros. Com isso, o risco de colisão fica completamente afastado.
Astrônomos experientes calculam que o brilho de BA14, que passará em 22 de março, ficará entre 12 e 13 magnitudes, muito acima do limiar da visão humana que é entre 5 e 6 magnitudes. Assim, a contemplação de sua passagem ficará reservada aos possuidores de telescópios com diâmetro a partir de 150 mm.
Para saber onde encontrar P/2016 BA14 (Pan-STARRS), sugerimos o uso de algum software do tipo planetário - Stellarium, por exemplo - que depois de atualizado mostrará a posição do astro no céu a qualquer momento.
Na região Sudeste, o melhor momento para encontrar P/2016 BA14 será após o pôr do Sol, preferivelmente após 21 horas. O cometa estará no quadrante norte, abaixo da constelação do Leão, mas a observação estará prejudicada devido à presença da Lua cheia. Fonte: www.apolo11.com
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem". (São Lucas 17, 28-30)
"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)
"Entretanto, o Senhor habita em seu templo, o Senhor tem seu trono no céu. Sua vista está atenta, seus olhares observam os filhos dos homens. O Senhor sonda o justo como o ímpio, mas aquele que ama a injustiça, ele o aborrece. Sobre os ímpios ele fará cair uma chuva de fogo e de enxofre; Um vento abrasador de procela será o seu quinhão. Porque o Senhor é justo, ele ama a justiça; e os homens retos contemplarão a sua face". (Salmo 10, 4-7)
"O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto.
E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)
Veja também...
A NASA sabe que uma catástrofe vai acontecer? E o que diz seu representante? Só podemos rezar