09.11.2015 -
Pela primeira vez, a temperatura média mundial na superfície da Terra será, em 2015, um grau centígrado superior aos níveis pré-industriais, anunciou nesta segunda-feira (09) a agência meteorológica britânica Met Office. Os ambientalistas lutam para que a temperatura não ultrapasse os 2ºC em 2100.
"Está claro que a influência humana está levando o clima moderno a territórios desconhecidos", afirmou Stephen Belcher, do Met Office.
Concretamente, o aumento da temperatura será 1,02ºC em relação ao período de 1850-1900, segundo uma projeção com base em dados coletados entre janeiro e setembro pelo programa HadCRUT, operado conjuntamente pelo Met Office e a Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia.
Belcher negou que o aumento tenha a ver com o El Niño, o fenômeno periódico em que ocorre o aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial, que tem um impacto global: "Tivemos eventos naturais semelhantes no passado, e ainda este ano será a primeira vez em que a barreira do 1 será superada".
As primeiras indicações apontam que 2016 será igualmente quente, mas isso não significa que o aumento será repetido nos anos seguintes.
"Este ano é um marco importante, mas isso não significa que a cada ano a partir de agora haverá um aumento de um grau ou mais acima dos níveis pré-industriais, porque as variações naturais de temperatura continuarão a influenciar", disse Peter Stott, chefe de monitoramento do clima do Met Office.
A notícia vem três semanas antes da Conferência do Clima de de Paris (COP21), que tem o objetivo de fechar um acordo global para limitar o aumento da temperatura média global a dois graus Celsius, que o Met Office ainda acredita ser possível.
O Met Office alertou para o impacto do aumento das temperaturas no mar.
"Os aumentos no nível global do mar, causados pelo aquecimento dos oceanos e o degelo, levam mais tempo para responder às crescentes concentrações de gases de efeito estufa do que a temperatura do ar", afirma o Met Office.
Fonte: UOL noticias - Ciência e Saúde
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)
"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Veja também...
Meteorologistas alertam para um verão com temperaturas infernais no Brasil