28.09.2015 - O terremoto ocorrido no Chile em meados deste mês, seguido por um tsunami, teve outros efeitos além da destruição, dos alagamentos e da morte de pelo menos 15 pessoas: fez desaparecer uma praia.
Situada a cerca de 400 quilômetros ao norte de Santiago, a praia de Socos, na região de Coquimbo, ficou alagada após o tremor, ocorrido no último dia 16.
Segundo Gabriel González, geólogo do Centro Nacional de Pesquisas de Desastres Naturais chileno e professor da Universidade Católica do Norte, de Antofagasta, isso ocorreu porque o terremoto e o tsunami retiraram areia do mar, expondo rochas.
"A terra afundou cerca de 20 a 25 centímetros, levando a água a avançar para onde antes havia praia", disse González à BBC Brasil.
Antes do terremoto e do tsunami do dia 16, a praia de Socos era assim, cheia de guarda-sóis...
Por causa do afundamento, explicou, a água avançou, mas não retrocedeu no local. O mar cobriu toda a área de areia e chegou até a base do calçadão que ficava à beria da praia, unindo-se a um rio local. Ou seja: adeus sombrinhas e guarda-sóis.
A praia de Socos, que tinha cerca de dois quilômetros não existe mais.
Os moradores e a imprensa chilena se referem agora ao local como "ex-praia Socos". A cidade está localizada a cerca de 50 km ao sul da famosa La Serena, uma das praias mais frequentadas por chilenos e argentinos no verão.
O terremoto registrou magnitude 8,4, provocando ondas de mais de quatro metros de altura.
No entanto, arquitetos chilenos criticam o fato de a orla do país continuar sendo ocupada por casas de veraneio, mesmo com os perigos de tsunami após tremores como o do dia 16.
Fonte: BBC Brasil
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaias 24, 18-20)
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (São Lucas 21,25)
Veja também...
Pensei que fosse o fim do mundo, diz chileno que perdeu casa em terremoto
Clima do Fim dos Tempos: Impressionante nuvem de tempestade cobre a cidade de Caxias do Sul RS