20.09.2015 -
Núcleos de convecção profunda, chuva oriunda basicamente de calor e umidade, se formaram na tarde deste sábado (19) sobre municípios do oeste e sudoeste do Paraná provocando tempestades localizadas.
Em pelo menos cinco municípios, essa convecção esteve mais profunda, o que resultou em fortes rajadas de vento e danos à população.
Em Itaipulândia, a Defesa Civil informou que o temporal, acompanhado de granizo, destelhou algumas construções parcialmente e derrubou árvores.
No município de Medianeira, o Corpo de Bombeiros registrou destelhamentos de construções dentre estabelecimentos comerciais, prédios públicos e residências, além de quedas de árvores. Pelo menos três pessoas ficaram feridas sendo uma em estado grave.
Em Missal, casas também foram destelhadas e no interior, árvores e postes de energia elétrica foram derrubados deixando a área sem o fornecimento da mesma, de acordo com a Defesa Civil. Parte da cobertura de uma quadra poliesportiva ficou destruída com a tormenta. No interior do município, barracões agrícolas desabaram sobre insumos e maquinários.
No município de Santa Helena, a Defesa Civil também confirmou que árvores caíram e casas foram destelhadas. Um grupo de pescadores que estava no rio Paraná, no Lago de Itaipu, desapareceu após o vendaval e as buscas foram iniciadas.
No mesmo município, a estação meteorológica automática mantida pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou rajada máxima de vento de 99 km/h.
Já em Serranópolis do Iguaçu, igualmente aos outros municípios, construções foram destelhadas e árvores caíram com a força do vendaval. Uma torre de retransmissão de sinal de internet também caiu com as rajadas de vento. Segundo a Polícia Civil, um homem teve um ataque cardíaco ao ver sua casa sendo parcialmente danificada pela tempestade vindo a falecer. Fonte: http://www.deolhonotempo.com.br
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
VEJA AS IMAGENS DE UM CELULAR QUE REGISTROU O FATO, NOTE QUE AS PESSOAS ESTAVAM DIVULGANDO UM EVENTO E QUANDO VIRAM O POSSÍVEL TORNADO TENTAM SE ABRIGAR.
"Que fareis vós no dia do ajuste de contas, e da tempestade que virá de longe? Junto de quem procurareis auxílio, e onde deixareis vossas riquezas?" (Isaías 10, 3)
Microexplosão avançando por Medianeira, PRMicroexplosão avançando por Medianeira, PR(Crédito do vídeo: Kelly Cristina Nunes Baldo)Curta os canais do portal De Olho No Tempo Meteorologia www.deolhonotempo.com.brFacebook: https://www.facebook.com/deolhonotempometeorologiaTwitter: https://twitter.com/deolhonotempoE ainda receba todas as informações sobre os fenômenos registrados no Brasil e mundo afora direto de seu smartphone participando de nossos grupos WhatsApp. Envie seu nome completo e cidade para o WhatsApp 18 99681-1555.“O tempo não para. Nós também não.”
Posted by De Olho No Tempo Meteorologia on Sábado, 19 de setembro de 2015