11.02.2015 -
Um tremor de terra na manhã dessa quarta-feira (11-02) assustou os moradores do Norte Araguaia, segundo informações colhidas pelo Agência da Notícia o tremor durou cerca de 5 segundos, mas foi notado por muita gente na região, testemunhas dizem que pelo menos em Confresa, Porto Alegre do Norte e Canabrava a terra tremeu.
O tremor foi por volta das 6h45min, “terremoto em Confresa, quem sentiu”, postou no Facebook o internauta Davidson Aguiar, “tremeu tudo aqui”, comentou José Eduardo, "em casa tremeu tudo”, completou Iranizio Matos.
Os moradores assustados chegaram a achar que algo tinha batido em suas casas, saíram para fora para ver o que estava acontecendo. O abalo sísmico pode ter acontecido na região do Norte Araguaia todo.
Mato Grosso
Mato Grosso corre o risco de enfrentar um tremor de terra de intensidade suficiente para causar grandes estragos em cidades da região norte do Estado. É o que alerta o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, especialista no estudo de tremores no Brasil. Na região da cidade de Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, há uma falha geológica onde abalos sísmicos vêm ocorrendo com frequência. Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso. Todos naquela região.
Novos tremores
O doutor em sismologia afirma que a região no norte de Mato Grosso é propícia à ocorrência de novos tremores devido à falha geológica ali existente. Segundo ele, novos abalos sísmicos podem ocorrer a qualquer momento e assustar moradores das cidades próximas.
O especialista avisa que não há motivos para a população temer, mas que é necessário estar em alerta. "Não precisamos alarmar as pessoas que moram em Mato Grosso, mas não temos o direito de esconder informação". Um abalo de magnitude 6,2 a 6,5 poderia ser sentido com intensidade em grandes cidades da região norte, como Sorriso e Sinop.
Estação sismológica
Com a comprovação da grande frequência de abalos no norte de Mato Grosso, o Observatório Sismológico da UnB instalou uma estação sismológica em Porto dos Gaúchos. No entanto, o equipamento - que custou cerca de R$ 80 mil quando instalado, em 2005 - está desativado. Lucas Barros não sabe o motivo preciso da interrupção de funcionamento da estação. Uma equipe da UnB deve vir a Mato Grosso em maio para verificar o problema e reativar a estação.
O chefe do Observatório pretende entrar em contato com a Defesa Civil estadual para fazer uma parceria com o governo do Estado na tentativa de contratar uma pessoa para dar manutenção na estação mato-grossense. Ele avalia que a estação pode estar funcionando parcialmente, coletando os dados dos abalos sísmicos, mas com algum problema no link com o satélite, necessário para enviar as informações para o Obsis em Brasília. Lucas Barros explica que a estação sismológica instalada em Mato Grosso tem condições de monitorar os sismos não apenas na região de Porto dos Gaúchos ou no Brasil, mas em todo o mundo.
Fonte: Agência de noticias AN
VEJA A LOCALIZAÇÃO DESTE TREMOR: CLIQUE AQUI
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)
"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
VEJA TAMBÉM...
Visões do Autor deste Site: Linha de Fogo Riscando o Solo do Brasil
Pará: Terremoto de 3.3 graus é registrado a 21 km de Canaã dos Carajás
Minas Gerais: Terremoto 3.2 graus registrado em Itabira
Minas Gerais: Terremotos de 4.3 graus em São João da Ponte e de 4.1 em Alterosa
Brasil: Observatório Sismológico confirma terremoto de 3.9 graus no Mato Grosso
Brasil: Terremoto de 3.1 graus assusta moradores de Tunas do Paraná
Brasil: Terremoto de 4.6 graus atinge o Amazonas
Tremor de terra assusta moradores e causa fissuras em casas no Ceará