Companhia de Saneamento de Minas Gerais admite situação crítica da água e que reservatórios da Grande BH podem secar


22.01.2015 -

n/d

A nova presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meirelles, admitiu, nesta quinta-feira (22), que o abastecimento de água enfrenta ‘elevado nível de criticidade’ no estado e pediu que a população e as empresas reduzam o consumo em 30%.

Durante entrevista coletiva na sede da empresa, ela também não descartou a possibilidade de que haja racionamento e rodízio, e também que multas sejam aplicadas na conta.

De acordo com a presidente da companhia, a situação das 31 cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte é bastante preocupante. Segundo ela, levando em conta o pior cenário, em que não haja chuva nos próximos meses, há a possibilidade que reservatórios que abastecem a Grande BH sequem.

n/d

Hoje, os sistemas Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, que são integrados e compõem o Sistema Paraopeba, operam com 30% da capacidade; há um ano, o índice era de 78%. A pior situação é a do Serra Azul, que está com 5,73% da capacidade.

Segundo a presidente da Copasa, há dois anos, o nível dos reservatórios na Região Metropolitana vem caindo. De acordo com ela, os dados foram obtidos em levantamentos da própria companhia.

Conforme Sinara, o risco de racionamento é iminente, mas a Copasa tentará evitá-lo. Caso haja necessidade de medidas mais severas, o rodízio deve ser a primeira ação a ser tomada. Já o racionamento seria adotado se a situação se agravasse.

n/d

Para que essas medidas possam legalmente ser colocadas em prática, é preciso que a Copasa peça ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) que reconheça a gravidade da situação no estado. Sinara afirmou que esse pedido deve ser feito até amanhã. Campanhas educativas também devem ser adotadas.

A presidente anunciou também que a Copasa vai realizar ações de manutenção na rede para tentar reduzir o nível de perda de água tratada. Segundo ela, hoje há 40% de perda desde a captação até a distribuição, como em vazamentos.

A companhia se comprometeu ainda a disponibilizar no site informações diárias sobre o nível dos reservatórios da Região Metropolitana.

Além dos três reservatórios, que compõem o Sistema Paraopeba, o abastecimento na Região Metropolitana também é feito pelo Sistema Rio Das Velhas. O segundo não possui reservatório, e a captação é por meio de fio d’água.

A vazão do Rio das Velhas, hoje, está em 8,85 m³/s. A média histórica em janeiro é de 80 m³/s. A captação máxima permitida por outorga é de 8,25 m³/s, porém, a Copasa, afirmou que está captando um volume menor do que o máximo.

Fonte: G1

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visões do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visões do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

As Dores do Parto Profetizadas na Sagrada Escritura: Fogo e seca de um lado e frio e neve de outro

Maior reservatório de água do Rio de Janeiro atinge volume morto, nível do Rio Paraibuna caiu a zero, diz ONS

Cientistas tentam responder: cadê as chuvas do Cantareira?

Água deve acabar e colapso acarretará em êxodo urbano e risco de guerra civil em São Paulo, afirmam especialistas

Caos iminente: Cantareira não tem mais solução. Em 2015 São Paulo ficará totalmente sem água

Haverá um êxodo industrial em massa? Empresas começam a deixar São Paulo pela falta de água

Seca afeta região do Ceará que antes era beneficiada por fartura de água

Quarenta milhões de brasileiros vivem seca e podem ficar sem água

EUA: Califórnia vive pior seca em mais de mil anos, diz estudo

Quase 1 tonelada de peixes mortos é retirada de córrego após água preta no rio Tietê SP

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne