20.11.2014 - O Rio Piracicaba registrou novo recorde de baixa vazão nesta quinta-feira (20). O nível do manancial que corta Piracicaba (SP) chegou a 4,93 mil litros de água por segundo às 9h40, conforme dados do sistema de medição do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O volume no horário foi 94,21% inferior à média histórica para novembro é o pior registrado nos últimos 30 anos pelo Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo (Daee).
O recorde de baixa do rio havia sido quebrado pela última vez em 13 de outubro deste ano, quando passavam pelo Piracicaba 5,40 mil litros de água por segundo. O valor no dia era 92% inferior à media histórica para o mesmo mês (75,20 mil litros de água por segundo).
A vazão desta quinta-feira também é muito inferior em comparação às observadas no mesmo dia do ano passado. Em 20 de novembro de 2013, também às 9h40, o Rio Piracicaba tinha 70 mil metros cúbicos por segundo. O volume mínimo de água naquele dia foi de 35 mil metros cúbicos por segundo, por volta das 0h. A menor vazão registrada em todo mês de novembro do ano passado foi de 27,56 mil litros.
O ambientalista Ricardo Schmidt afirma que o Rio Piracicaba já vem sofrendo um processo de degradação por causa da estiagem desde 2013. “É triste olhar para ele e ver a modificação da paisagem de seu leito, com pedras aparentes”.
Ele explica que esse cenário de extremos, com períodos de baixa vazão, como a registrada hoje, e outros de aumento do volume de água com chuvas intensas, provoca graves desequilíbrios. Entre eles, a erosão das margens,com prejuízos à mata ciliar e à flora, além da mortandade de peixes, de micro-organismos e de animais que vivem no entorno.
O ambientalista lembra ainda que a situação atual é resultado da falta de preparo de órgãos gestores responsáveis e de toda a sociedade. “Deveríamos debater a questão de forma mais intensa com quem toma as decisões. A tendência, infelizmente, é a de que a curto ou médio prazo, a condição do rio ainda piore”, avaliou.
Fonte: G1
==============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Por Dilson Kutscher
A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.
Diz na Sagrada Escritura:
"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...
Cantareira precisa de dilúvio, diz presidente da Agência Nacional de Águas
Reportagem: Seca histórica transtorna a vida dos moradores de São Paulo
É ouro liquido, dizem moradores desesperados de Itu (SP) que fazem fila em bicas e poços por água
Saiam de São Paulo porque aqui não tem água, diz diretor da Sabesp em áudio
Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da Agência Nacional de Águas
Seca em Minas: Rios viram estradas de terra e morador diz que nunca viu algo assim
Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da Agência Nacional de Águas
Situação Critica: Sem chuva, água do Alto Tietê só dura mais 2 meses
Grave seca também no Rio de Janeiro pode deixar população sem água
Falta d'água atinge 13,7 milhões de pessoas em 68 municípios de São Paulo
Seca: Está faltando água até para caminhão-pipa em Belo Horizonte e região
Povo Desesperado: Com falta d'água, moradores de Itu (SP) chegam a saquear caminhões pipa
Imagem mostra antes e depois de local afetado pela seca em Minas Gerais
Pela primeira vez, seca a nascente do rio São Francisco, em Minas Gerais