Seca: Está faltando água até para caminhão-pipa em Belo Horizonte e região


15.10.2014 -

n/d

Com a falta de chuva, a demanda pela água dos caminhões-pipa cresceu 50% nos últimos meses em relação ao início do ano em Belo Horizonte e região. A notícia, que parece positiva para as empresas do setor, não é tão boa assim. Falta água até para elas atenderem os pedidos, que não param de crescer. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento e Indústrias de Purificação e Distribuição de Água (Sindágua), é necessário que chova até o final de outubro para que os reservatórios de água de Minas Gerais tenham um alento. Mas as últimas previsões dos serviços de meteorologia indicam que as águas não virão neste período com grande intensidade. Só em dezembro.

Adriano de Oliveira, síndico de um condomínio no bairro Santa Mônica, na região da Pampulha, conta que ele e os vizinhos dependem dos caminhões-pipa há mais de 20 dias. “Tem dia que nenhuma empresa pode atender, e temos que passar a noite sem água. Eu já cheguei até a pagar mais caro para conseguir receber água”, lamenta.

O condomínio tem 11 blocos e uma fila para abastecimento. “O caminhão vem e atende quem tem maior necessidade. Na última sexta-feira, precisamos comprar três unidades”. Em média, um caminhão-pipa (cuja capacidade varia de 6.000 a 10 mil litros) custa R$ 300. Oliveira calcula que nos últimos dias gastou, pelo menos, R$ 2.700 para utilizar a água de nove carros.

n/d

Abastecimento. As empresas do setor reclamam que os poços estão secando, que falta estrutura e até que o trânsito impossibilita que todas as demandas sejam atendidas. A Loc-Pipas alega que a capacidade do poço de que retira água não é mais suficiente para suprir a demanda, de acordo com a secretária do local, Andreia Neto. “O negócio está sério, e as pessoas precisam começar a economizar mesmo”, diz. Segundo ela, a empresa já teve que dizer “não” a clientes devido à falta de água.

A demanda cresceu também na Lokarsena, principalmente nos últimos dois meses, e a empresa não está conseguindo atender todos os pedidos. “Está faltando água no poço artesiano, e o trânsito dificulta muito”, diz a administradora do local, Angélica Sena. Segundo ela, a locação do caminhão-pipa está mais requerida na região mais alta da capital. “No Belvedere e no Buritis, os pedidos estão maiores”, afirma. Já na BR Caminhões-Pipa, o problema não é a falta de água por enquanto, segundo a secretária do local, Lilian Cardoso. “A demanda cresceu muito, e não estamos conseguindo atender todos os clientes”, diz.

Montes Claros rompe com a Copasa

Após 40 anos, a Prefeitura de Montes Claros, município do Norte de Minas, decidiu romper o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto que mantinha com a Copasa. A informação foi publicada no “Diário Oficial do Município” (DOM) desta terça. A companhia declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi notificada no fim desta tarde, irá avaliar os motivos alegados e só irá se pronunciar posteriormente. O motivo, segundo a prefeitura, foi o mau serviço prestado. (Camila Kifer)

Emergência
Em Minas. Segundo a Defesa Civil, o número de cidades em situação de emergência subiu de 155 para 159. Entraram para a lista Piumhi, Carmo do Cajuru, Morro da Graça e Ataleia.

Fonte: Tempo noticias

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Seca no rio São Francisco pode afetar geração de energia em Minas Gerais

Incêndios castigam MG, em 2 dias registrados mais de 150 focos pelos Bombeiros só na Grande BH

Seca no Lago de Furnas, em MG, revela cidade submersa em 1963

Imagem mostra antes e depois de local afetado pela seca em Minas Gerais

Seca faz nascentes na Serra da Canastra perderem um quilômetro de extensão

Avanço da seca em Minas vira estopim de batalha pela água entre produtores rurais

Brasil Secando: Seca já faz 1 em cada 5 cidades do país decretar emergência ou calamidade

Brasil Secando: Represa de Três Marias, no Norte de MG, está com 6% de seu volume útil

Sistema Cantareira: 182 bilhões de litros de água se esgotam em 4 meses

Sinal dos Tempos: Lagoa seca completamente e causa mortandade de peixes no interior de

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne