10.10.2014 - A estiagem e a consequente seca que atinge o Sul de Minas tem feito com que imagens impressionantes apareçam a todo o momento. Onde antes se via abundância de água e paisagens de tirar o fôlego de turistas e moradores, o que agora se vê é um cenário de desolação. Por causa dessa situação, moradores de cidades como Passos (MG) e São João Batista do Glória (MG), onde passa o Rio Grande e São José da Barra (MG), onde fica a barragem da Hidrelétrica de Furnas, têm inundado as redes sociais com fotos que mostram a gravidade da situação.
Ponte do Rio Turvo, entre São João Batista do Glória e Capitólio, no antes e agora.
Pensando nisso, um técnico de enfermagem que mora em São João Batista do Glória criou uma comunidade onde os moradores da região podem postar fotos e mostrar a situação dos pontos nas cidades onde vivem. O "Amigos do Rio Grande" é atualizado diariamente com novas imagens e já recebeu cerca de mil curtidas.
"Eu tive a ideia porque estava colocando as fotos no meu perfil e então quis fazer uma forma com que as pessoas pudessem ir compartilhando.
Eu nunca vi algo assim, com quem a gente conversa fala o mesmo. Já esteve baixo antes (o nível), mas nunca desta forma", diz Alex dos Reis Garcia.
Rodízio de água
Por causa da queda do nível do Rio Grande, moradores de pelo menos 10 bairros de Passos (MG) começaram a enfrentar um rodízio de água no final do mês de setembro. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Passos, órgão responsável pelo abastecimento na cidade, os dois sistemas de captação do município estavam comprometidos.
Devido à estiagem, o nível do Rio Grande havia caído de 8 metros para menos da metade. Segundo o diretor-adjunto do Saae, Carlos Batista Bonfim, informou ao G1, a melhora no tempo e uma maior conscientização da população fez com que o rodízio fosse suspenso temporariamente nos últimos dias.
Fonte: G1
==============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Por Dilson Kutscher
A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.
Diz na Sagrada Escritura:
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...