31.08.2014 -
Em vez das três horas de corte diário no abastecimento anunciados inicialmente, há uma semana os moradores de Bebedouro (SP) estão tendo que se adaptar a um racionamento que os obriga a ficar sem água por até sete horas por dia. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb) informou que o período de torneiras secas foi ampliado porque a interrupção planejada inicialmente não foi suficiente para elevar os níveis dos reservatórios.
Hoje, 70% da água que abastece Bebedouro vem dos córregos do Retiro e da Consulta, prejudicados pela falta de chuvas. Para tentar reverter o quadro, desde o dia 21, a Prefeitura iniciou um racionamento previsto para acontecer das 13h às 16h, horário em que, segundo o Saaeb, há intenso consumo de água.
Contudo, no fim de semana seguinte à data do corte, o tempo precisou ser estendido. “Nós tínhamos feito uma previsão das 13h às 16h, contudo, logo no final de semana vieram as queimadas e a situação piorou”, disse Gilmar Feltrin, diretor do órgão. Com isso, o racionamento passou a durar aproximadamente sete horas, variando de acordo com o nível dos reservatórios no dia.
Apesar de saber que a falta de chuvas é causa de preocupação para os reservatórios da água dos municípios da região há alguns meses, a moradora Márcia Chiavelli diz que ficou surpresa quando o racionamento começou na cidade.
De acordo com ela, a falta de água tem causado transtornos e a obrigou a replanejar suas atividades. “Eu, sinceramente, não sabia. Fui pega de surpresa. Antes, eu ouvi que eles estavam pedindo para as pessoas se conscientizarem, mas não sobre a possibilidade de um racionamento”, afirmou..
Embora entenda a reclamação dos moradores sobre o tempo do racionamento, Feltrin afirma que não há outra alternativa. “Ou a gente corta a água nos horários de intenso consumo ou o reservatório não consegue encher novamente. Ou você faz uma coisa ou faz outra. Infelizmente não tem como ter água em todos os horários que as pessoas gostariam”, disse.
Sem chuvas, o diretor do Saeeb não tem uma data definida para o fim do racionamento. “Eu ainda não tenho o telefone de São Pedro."
Fonte: G1
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Por Dilson Kutscher
A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.
Diz na Sagrada Escritura:
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...
Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam
Visão do Cavalo Preto e seu Cavaleiro com uma Balança na Mão reluzindo uma luz dourada
Governador de SP conta com São Pedro para salvar abastecimento de água
Missa na Catedral de Ribeirão Preto com baldes e garrafas d'água para pedir chuva
Fiéis fazem procissão para ter de volta água na torneira em Itu SP
Seca histórica: Maiores represas do Cantareira viram córrego
Pior seca transforma os grandes rios paulistas em caminhos de pedra e areia
Sinal dos Tempos: Cidade paulista de Itu começa comprar água para aliviar racionamento
Seca sem fim: Desesperados, moradores de Itu usam água de córrego para se abastecer
Crise da água: Torneiras em São Paulo já começam a jorrar água suja
Sistema Alto Tietê pode secar: Em 2015 de onde vamos tirar a água? Perguntam
Seca histórica: Racionamento de água é insuficiente para recuperar níveis de reservatórios
A água do rio Paraíba do Sul também está acabando, situação é pior que no Cantareira
Seca encalha hidrovia, quebra safras e provoca desemprego no interior de SP
Crise da água: Vazão menor em usina de SP vai esvaziar reservatório de 3 hidrelétricas
Sistema Cantareira registrou pela 1ª vez na história 15 meses de perda de água
MPF recomenda que governo de SP implemente racionamento de água imediato
Nível do Cantareira cai para 15,9% e cidades no interior de SP furam poços para evitar falta de água