25.03.2014 -
Ao menos sete milhões de pessoas morreram em 2012 devido à contaminação do ar, revela um estudo publicado nesta segunda-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Globalmente, mais de sete milhões de mortes são devidas aos efeitos da contaminação do ar exterior e doméstico, e as regiões da Ásia e do Pacífico são as mais afetadas", com 5,9 milhões de vítimas mortais, informou a OMS.
Os números estão em franco crescimento se comparados ao estudo anterior, feito em 2008, graças a uma mudança na metodologia. Os resultados são "chocantes e bem mais preocupantes", afirmou María Neira, diretora do departamento de saúde pública da OMS.
"A contaminação do ar é, agora, o fator ambiental mais importante sobre a saúde e todo mundo é afetado, tanto os países ricos como os países mais pobres", acrescentou.
Os resultados do estudo apontam que "os riscos devido à contaminação do ar são agora mais importantes do que se pensava, em particular no que se refere às cardiopatias e aos acidentes vasculares cerebrais".
"Poucos riscos têm um impacto superior sobre a saúde mundial atualmente que a contaminação do ar (...) e é necessária uma ação conjunta para tornar o ar que respiramos mais limpo".
Em 2012, 3,7 milhões de pessoas morreram em decorrência dos efeitos da contaminação externa e 4,3 milhões devido ao ar doméstico - fumaça e emissões dos aparatos de cozinha, aquecidos com madeira e carvão, ou os sistemas de calefação.
No estudo anterior, realizado em 2008, a OMS contabilizou 3,2 milhões de mortos por causa da contaminação do ar, dos quais 1,3 milhão foram consequência da contaminação externa e 1,9 milhão da contaminação doméstica.
Estas novas cifras de 2012 "são muito preocupantes", disse Neira, estimando que uma ação contra a poluição do ar poderia "salvar milhões de vidas".
O estudo de 2012 revela ainda que há um vínculo mais forte do que se pensava entre a poluição aérea e as doenças cardiovasculares e o câncer de pulmão.
Fonte: Terra noticias
=============================
Nota www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido". (São Lucas 12, 2)
"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)
Veja também...
Por causa de Fukushima índices altos de radiação são registrados até no RS
Esgotos sem tratamento das cidades contaminam Rio Tietê em toda sua extensão
Maior reserva de água doce da América do Sul sob risco de contaminação
Morte de sardinhas em massa na costa oeste dos EUA deixa cientistas perplexos
Contaminação da água: No Peru, 500 golfinhos morreram e não há explicação oficial
Caos na Terra: Nasa prevê que Planeta está à beira do colapso