05.02.2014 -
Quarta-feira marca início de fase ainda mais tórrida de onda de calor.
RS poderá registrar marcas recordes em torno dos 45°C até sexta-feira.
A MetSul Meteorologia alerta que a onda de calor começa a entrar em uma nova fase e que a temperatura subirá ainda mais no Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira. O quadro será mais acentuado no Centro e no Norte do Estado, onde atua o ar mais quente.
O sol predomina com mais nuvens no Sul e no Sudoeste. O dia será tórrido com máximas à sombra acima de 40ºC na Região Metropolitana e de 42ºC a 43ºC nos vales. Pode ter chuva isolada de verão da tarde para a noite, ocasionalmente forte e com risco de temporais isolados com vendaval ou granizo.
As mínimas rondam 17°C e 18°C em São José dos Ausentes em Vacaria, mas logo cedo o calor se manifesta mesmo nas regiões altas. As máximas, por sua vez, atingem pelo menos 42°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 24°C e 41°C.
A MetSul faz o alerta: prepare-se para alguns dos dias mais quentes que você já experimentou na vida nesta segunda metade da semana. O calor extremo, que ninguém agüenta mais, vai piorar e com marcas incomuns. Será comparável ao registrado em grandes cidades australianas como Melbourne e Sydney durante poderosas ondas de calor naquele país.
As máximas podem atingir picos históricos na sexta, quando há chance de recordes em cidades da Grande Porto Alegre. No fim de semana, o forno não dará trégua. Podem ser esperadas máximas de 40ºC a 42ºC na Capital e na Grande Porto Alegre, à sombra. No Vale do Paranhana, pela geografia local, não são descartadas máximas de 43ºC ou 44ºC, talvez atingindo 45ºC em alguns pontos. São marcas capazes de afetar a saúde. Hidrate-se bastante, evite o sol e atente para pessoas com saúde frágil.
Fonte: Jornal Correio do Povo RS - www.rainhamaria.com.br
===========================
Diz na Sagrada Escritura:
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...
Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto
Calor sem fim: Frentes frias que vêm da Argentina e do Uruguai estão bloqueadas
Onda de calor é uma das mais extensas desde o início das observações em Porto Alegre
Rio de Janeiro tem sensação térmica de 57°C e bate recorde de calor
Institutos meteorológicos alertam: Calor atingirá 40 ºC no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Com o calor, temperatura chega a 57ºC em ponto de ônibus de Curitiba
Alerta para umidade como no deserto do Saara em São Paulo devido ao calor
Sensação de abafamento: Termômetros marcam quase 30ºC na madrugada de Porto Alegre
Tem feito mais calor que o normal em todo o território paulista, população está estranhando
Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão secando e pode faltar água
Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina