09.10.2013 -
Com a ideia de levar a palavra de Deus aos fiéis, os padres da Catedral Metropolitana de São Sebastião em Ribeirão Preto (SP) resolveram deixar a igreja uma vez por semana e celebrar a missa no calçadão da Rua General Osório, no Centro da cidade. Há três semanas, durante as manhãs de quarta-feira, os religiosos rezam em meio a várias lojas, restaurantes e pessoas apressadas. “Estamos na rua para evangelizar”, diz o padre Carlos Eduardo Tibério.
A iniciativa vem agradando comerciantes e pedestres. “O clima é muito bom e a gente se aproxima de Deus”, diz a aposentada Terezinha Marconato, de 68 anos.
Nesta quarta-feira (9), a missa, que acontece sempre às 10h30, foi celebrada pelos padres Tibério e Alessandro Daniel Tenan. "Nós ouvimos a voz do nosso Papa Francisco e estamos na rua para evangelizar. As celebrações na rua são um meio disso e nós nos sentimos muito bem com os efeitos delas", afirma Tibério.
Segundo o padre Tenan, as missas no calçadão são uma maneira de colocar em prática o Projeto de Ação Missionária Permanente da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SIM), lançado em 2007 e que tem como objetivo desenvolver uma ação missionária permanente com os fiéis. "A intenção da Igreja é se aproximar ainda mais do fiel. Nada melhor do que ir para a rua e levar a eles a palavra de Deus. Temos o nosso projeto missionário que objetiva abrir as portas da comunidade para as pessoas na situação em que elas se encontram", declara.
A missa no calçadão segue a Sagrada Liturgia da Igreja Católica e tem como ponto mais importante o momento da eucaristia – quando os católicos recebem a hóstia consagrada, que representa o corpo de Cristo.
Algumas diferenças, entretanto, chamam a atenção de pedestres e comerciantes. "Achei legal o padre cantar as músicas católicas e chamar os fiéis para dançar com ele", opinou o vendedor Jonas Salistieri Ferro, que trabalha em uma loja de departamentos.
Para a aposentada Terezinha, que mora na região central e acompanhou as três missas realizadas no calçadão até agora, a novidade é interessante. “Eu não deixo de comparecer às celebrações aos domingos por causa disso, mas confesso a missa ao ar livre sempre é mais gostosa. O clima é muito bom e a gente se aproxima mais de Deus. É lindo", afirma.
Fonte: G1
==========================
VEJA TAMBÉM...
Nova Evangelização nas periferias: Padre celebra missa dentro de córrego poluído
Novo Arcebispo de Ribeirão Preto irá ao encontro de jovens em bailes funk
Mons. Ranjith: A situação da fé na presença real da Eucaristia é bastante preocupante
Padres modernos não querem mais Cristo crucificado na parede central do altar da igreja
A Modernização da Fé Católica: O Começo do Cisma
Artigo do Site Maria Mãe da Igreja: A Esposa do Cordeiro sob forte ataque interno
Bem Vindo ao Fim dos Tempos: A Igreja Católica e a Outra
Fim dos Tempos: Igreja de Cristo e anti-igreja
Artigo do Site Maria Mãe da Igreja: Cuidado Católicos, Reformistas em Ação
Artigo do site Maria Mãe da Igreja; O Cisma profetizado chegando