18.11.2012 - Um tornado atingiu na tarde de sexta-feira, dia 16 de novembro, cidades da região do Algarve, no sul de Portugal, a cerca de 300 quilômetros de Lisboa. O redemoinho de vento, que se formou no mar, deixou pelo menos 13 feridos, 12 desabrigados e 4.600 pessoas sem energia elétrica.
Os ventos fortes, de pouco mais de cinco minutos, deixaram um rastro de destruição e medo. Dezenas de casas e prédios ficaram danificadas. Árvores foram arrancadas pela raiz e carros arremessados a vários metros de altura. Algumas ruas ficaram intransitáveis por causa dos entulhos.
O fenômeno natural, atípico no país, atingiu principalmente as cidades de Lagoa, Silves e Carvoeiro. Os moradores foram pegos de surpresa, por volta das 13h30, por um temporal. O Instituto Nacional de Meteorologia de Portugal classificou o fenômeno como “efetivamente um tornado”. De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, ouvida pela rádio TSF, o vento pode ter chegado a 70 quilômetros por hora em algumas áreas.
Os prejuízos começaram a ser contabilizados este sábado (17). O líder do Partido Socialista no Algarve, António Eusébio, explica que “embora ainda estejamos numa fase de apuramento dos efeitos da intempérie, aquilo que é possível dizer é que os estragos foram significativos”. Pelo menos 200 bombeiros, 70 viaturas e dois helicópteros trabalham nos municípios mais castigados.
O comandante dos Bombeiros de Silves, Luís Simões, disse ao Jornal de Notícias que “metade da cidade” está “destruída”. O presidente da Câmara, Rogério Pinto, acredita que serão necessários pelo menos cinco milhões de euros (cerca de R$ 13,5 milhões) para resolver os problemas imediatos no município.
O mau tempo deve continuar a castigar, este final de semana, o sul de Portugal. Chuvas fortes e rajadas de vento são previstos. O Instituto Nacional de Meteorologia segue em alerta laranja. Fenômenos naturais parecidos podem acontecer a qualquer momento. “Nas próximas horas as condições para ocorrerem fenômenos de vento podem ainda existir, mas a situação está ligeiramente melhor”, avalia Ângela Lourenço.
Veja os vídeos que mostram o momento em que o tornado se aproxima da terra e provoca destruição.
MAIS UM VIDEO.
Fonte: IAnotícia
===================================================================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."
AVISO FINAL DO JUSTO JUIZ, SENHOR DOS EXÉRCITOS, do DEUS três vezes SANTO!
Diz na SAGRADA ESCRITURA:
"Uma vez que recusastes o meu chamado e ninguém prestou atenção quando estendi a mão, uma vez que negligenciastes todos os meus conselhos e não destes ouvidos às minhas admoestações, também eu me rirei do vosso infortúnio e zombarei, quando vos sobrevier um terror, quando vier sobre vós um pânico, como furacão; quando se abater sobre vós a calamidade, como a tempestade; e quando caírem sobre vós tribulação e angústia. Então me chamarão, mas não responderei; procurar-me-ão, mas não atenderei.
Porque detestam a ciência sem lhe antepor o temor do Senhor, porque repelem meus conselhos com desprezo às minhas exortações; comerão do fruto dos seus erros e se saciarão com seus planos, porque a apostasia dos tolos os mata e o desleixo dos insensatos os perde.
Aquele que me escuta, porém, habitará com segurança, viverá tranqüilo, sem recear dano algum". (Pr 1, 24 - 33)
"Haverá consternação dos povos pelo bramido do mar e das ondas, mirrando-se os homens de susto na expectativa do que virá sobre o mundo, porque as forças dos céus se abalarão." (Lucas, 21,25)
Leia também...
Sinal dos Tempos: Tempestade torna o dia em noite no nordeste da Austrália
Tempestade com 170 mil descargas elétricas atinge Austrália
Sinal dos Tempos: Vaporizou tudo, diz homem que registrou tornado de fogo
Com previsão de rajadas de 160 km/h, prédios são evacuados em Montevidéu
EUA: Tempestade Frankenstorm é um monstro de 1500 km de diâmetro
Nota de Dilson Kutscher - Autor deste Site Rainha Maria