08.09.2012 -
Por Rafael Montiel, ABC Color
Fonte: Secretum Meum Mihi | Tradução: Fratres in Unum.com
O presidente do Paraguai, Federico Franco, interrompeu uma missa celebrada por Dom Mario Melanio Medina, em Villa Florida, quando o religioso incluiu em sua homilia críticas ao presidente pela liberação das sementes transgênicas.
Dom Medina estava celebrando a Missa na Paróquia de Villa Florida, ocasião em que questionou as sementes transgênicas e defendeu a necessidade de um estudo cuidadoso antes de aprovar o seu uso.
Neste momento, o presidente Franco pediu a palavra para responder às críticas do bispo. “Se me permite, vou explicar isso, Monsenhor”, afirmou e subiu ao púlpito.
O bispo concedeu o microfone e o chefe de Estado – em plena celebração da Missa – se defendeu das críticas. “O senhor acredita, Monsenhor, que se os transgênicos prejudicassem a saúde e o ambiente, eu faria algo parecido?”, questionou.
Franco pediu a Medina que apresentasse um documento de uma pessoa competente que demonstre que os transgênicos prejudicam a saúde e a vida.
“Se me apresentar esse documento, nós agora mesmo mudaremos de atitude”, afirmou.
O mandatário assegurou que os transgênicos são sementes “que Deus e a ciência permitiram que fossem modificadas para o benefício dos produtores”.
Assegurou que, com estas variedades, os camponeses poderão contar com cultivos resistentes às pragas e ervas daninhas.
“Com os transgênicos, os agricultores usarão menos inseticidas e terão uma melhor produção”, garantiu.
Dom Medina, por sua parte, respondeu que pessoas entendidas na matéria lhe informaram sobre os prejuízos das sementes transgênicas e insistiu na necessidade de se realizar um estudo profundo antes de se aprovar o uso das variedades geneticamente modificadas.
A missa foi celebrada em comemoração à fundação de Villa Florida, departamento de Misiones.
No último 20 de agosto, Franco decretou a liberação do uso e da comercialização do algodão transgênico.
Esta decisão lhe rendeu críticas de vários setores que advertem sobre possíveis danos ambientais e à saúde humana.