17.05.2012 - Calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
Asteroides podem resistir à passagem pela atmosfera terrestre.
A Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira (16) que 4.700 asteroides podem ser potencialmente perigosos para a Terra, segundo dados da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que analisa o cosmos com luz infravermelha.
A agência informou que as observações da WISE permitiram a melhor avaliação da população dos asteroides potencialmente perigosos de nosso sistema solar. Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra e são suficientemente grandes para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se caírem no nosso planeta.
Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, um total de 107 asteroides potencialmente perigosos próximos à Terra com a sonda WISE, para fazer prognósticos sobre toda a população em seu conjunto.
Segundo a Nasa, há aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 -, que têm diâmetros maiores que 100 metros. Até o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
"Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse o responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, Lindley Johnson.
"Temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para localizar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro", disse Johnson.
Fonte: G1
=====================================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"O segundo anjo tocou. Caiu então no mar como que grande montanha, ardendo em fogo, e transformou-se em sangue uma terça parte do mar," (Ap 8,8)
"O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto. E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)
Leia também...
Fim dos Tempos: Respondendo sobre acontecimentos e prováveis datas
Brasil: Bola de fogo é vista cortando o céu de Belo Horizonte
Bola de Fogo caída do céu provoca explosäo e causa danos na Argentina
Espanha: Bola de Fogo é vista no céu de Huelva, Salamanca, Sevilha e Toledo
Rondönia: Bola de fogo é vista pela populaçäo e fotografada por repórter
Piracicaba SP: Raios em forma de bola de fogo intrigam comunidade
Meteoro cai e causa clarão em quatro estados dos EUA
Objeto não identificado com 200 kg cai em floresta na Sibéria
Equipe de amadores encontra asteróide a aproximar-se da Terra
Astrônomos concordam que estamos na rota de milhares de asteróides que podem colidir com a Terra
Estudo: Brasil seria um dos 10 mais destruídos por asteroide