08.05.2012 - Duas pessoas tiveram ferimentos leves depois que uma tromba d’água se formou sobre o mar e atingiu a Praia de Juquehy, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, neste domingo (8). No total, 27 casas foram danificadas – duas delas foram condenadas pela Defesa Civil – e a região ficou sem luz por algumas horas. Trinta e sete árvores caíram.
Moradores e comerciantes ainda calculavam os prejuízos nesta segunda-feira (7). Duas das casas atingidas foram completamente destruídas, segundo a Defesa Civil do município. Em uma delas, o telhado foi destruído, e no segundo andar, feito de madeira, as paredes se deslocaram. Uma viga de madeira saiu do lugar.
A tromba d’água se forma no mar, com o choque de temperaturas entre a água quente e o ar frio. Quem viu o fenômeno disse que a água parecia ser sugada pelas nuvens, formando uma espiral.
Os ventos de 80 km/h a 120 km/h atingiram uma área de 800 metros de extensão na praia. Uma pousada que fica de frente para o mar teve sua fachada de vidro destruída. O salão que existia na parte da frente desapareceu. O dono estima um prejuízo de R$ 200 mil.
Fonte: G1
---------------------------------------------------------------
Leia também...
RS: Semelhante a tornados, trombas d'água são registradas no Estado
Aparição de tromba d’água assusta no Rio de Janeiro
Tromba d'água assusta moradores de municípios do Rio Grande do Sul
Tornado causa destruição em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro
Tornado de 200 km/h destruiu cidade em SC, diz Defesa Civil
Um fenômeno raro no céu de São Paulo chamou a atenção de moradores
Princípio de tornado assusta moradores do Distrito Federal