Propaganda com tecnologia de reconhecimento facial foi lançada em Londres


02.03.2012 - Tecnologia de reconhecimento facial classificada como “assustadora”

Câmeras de reconhecimento facial de alta definição foram instaladas em um ponto de ônibus na Rua Oxford, em Londres, como parte de uma nova campanha de publicidade invasiva, que utiliza tecnologia ao estilo de Minority Report para transmitirum conteúdo de propaganda específico para cada sexo.

“ Com uma estimativa de acerto de 90 por cento, o computador embutido no dispositivo analisa e adivinha o sexo baseado em características faciais específicas do queixo, maçãs do rosto, nariz e olhos. Com base no resultado sobre o sexo de um pedestre, o dispositivo digital mostra uma propaganda dirigida a um homem ou a uma mulher. Uma vez que essa tecnologia continue sendo aplicada no campo da publicidade, o computador também poderia avaliar a idade, raça ou tipo de corpo de uma pessoa, ” relata o Digital Trends .

O anúncio de $60.000 dólares, exibido em uma tela que é um cruzamento entre um iPad e um Xbox Kinect, reproduz uma mensagem de vídeo de 40 segundos quando o rosto de uma mulher é reconhecido, mas apenas uma curta mensagem se um homem passar em frente. “ Nós não estamos dando aos homens e rapazes a opção de ver o anúncio completo nesta ocasião – assim eles tem uma ideia de como é ter as opções básicas removidas, ” disse Marie Staunton, executiva-chefe da Plan UK, a organização apresentada no anúncio.

A tecnologia propriamente dita foi desenvolvida pelo Clear Channel UK e pela 3D Exposure, que afirmam que embora tenham sido expressas preocupações comas pessoas sendo submetidas a propagandas invasivas no estilo Minority Report, o que eles estão trabalhando para os futuros projetos “pode em breve superar o que vimos no cinema. “

O grupo de vigilância da privacidade Open Rights Groupclassificou a idéia como “ assustadora ”.

O filme de 2002, estrelado por Tom Cruise, mostra o personagem de Cruise andando por uma estação de metrô enquanto sensores que lêem seus olhos dirigem-se a ele pelo nome e bombardeiam-no com anúncios personalizados. Outra parte mostra pessoas embarcando em um trem igualmente tendo a íris verificada para serem autorizados. O filme foi baseado em uma curta história distópica de Philip K. Dick, o qual advertiu como tal tecnologia poderia ser usada no futuro para esmagar a privacidade e as liberdades civis.

O Clear Channel não é de forma alguma a única grande empresa trabalhando na nova onda de publicidade invasiva. Ano passado,a IBM anunciou que eles estão planejando coletar a “ tecnologia RFID que as pessoas carregam com elas ”, para adequar anúncios aos gostos específicos dos consumidores.

Anteriormente nós mostramos o fato de que a indústria privada e, eventualmente o governo, estão determinados a aplicar planos de usar microfones e câmeras nos computadores e equipamentos como o TiVo de centenas de milhões de americanos para monitorar as escolhas de seus estilo de vida e traçar perfis psicológicos, que seriam utilizados para publicidade invasiva e coleta de dados.

Em 2006, o Google anunciou que eles usariam microfones embutidos para ouvir os ruídos de fundo do usuário, seja televisão, música ou rádio – e depois direcionar a propaganda para eles baseado em suas preferências.

“ A idéia é usar o microfone existente no PC para escutar tudo o que é ouvido ao fundo, seja música, seu telefone descarregando ou a TV sendo desligada. O PC, em seguida identifica-os usando impressões digitais, e então mostra a você conteúdo relativo, sejam anúncios ou resultados de pesquisa, ou uma sala de bate-papo sobre o assunto ” , informou o Register .

A expiração de uma patente chave da tecnologia está pavimentando o caminho para uma disputa entre dezenas de empresas de pesquisa e desenvolvimento biométrico, todas desesperadas para criar sua própria versão comum da tecnologia de reconhecimento da íris, efetivamente criando uma sociedade tipo Minority Report na vida real, onde todos estão vinculados a um banco de dados de identificação.

Conforme detalhado pelo Bloomberg News , a patente para registrar as características únicas da Íris como uma forma de identificação foi concedida a dois oftalmologistas em 1987, que então propuseram a um professor da Universidade de Cambridge desenvolver uma maneira de automatizar a identificação da íris. Esta patente adicional foi concedida em 1994, mas expirou ano passado, abrindo a porta para a nova onda de tecnologia de publicidade invasiva ser implementada.

As principais empresas de marketing acreditam que nos próximos cinco anos a tecnologia de reconhecimento da íris vai gerar mais de $2 bilhões em receita, ao se tornar parte da rotina da vida cotidiana.

Os incontáveis pontos de ônibus em Londres, tem sido frequentemente utilizados como campo de testes para iniciativas do tipo Big Brother. Em 2002, a Transport For London exibiu um outdoor para promover a sua tecnologia de vigilância de CFTV que mostrava íris Orwellianas nos céus de Londres debaixo dos dizeres “Seguro sob o olhos atentos“   Fonte Blpg Libertar

Fonte: http://planetaprisao.wordpress.com

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