24.01.2012 - Nasa publicou nesta terça-feira (24) um vídeo da tempestade solar mais forte desde setembro de 2005. O fenômeno registrado no domingo liberou radiação que atinge a Terra nesta terça e quarta-feiras.
A tempestade geomagnética foi classificada como de categoria 3 em uma escala que vai até 5. Por isto, é considerada "forte", mas não "grave".
Segundo o site da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), um evento de categoria 3 pode causar alterações nos sistemas informáticos dos satélites, bem como nas comunicações por rádio nos polos. A navegação aérea e as plataformas petrolíferas também podem ser afetadas nestas regiões.
ambém é uma boa oportunidade para moradores de lugares próximos ao Polo Norte para admirar a aurora boreal.
A primeira parte do vídeo tem imagens em azul, porque essa é a cor usada para o registro da luz em um comprimento de onda propício para visualizar as tempestades solares. A segunda parte mostra um vídeo do Observatório Solar Heliosférico da Nasa com a atividade da estrela entre os dias 19 e 23 de janeiro; no fim, é possível perceber a emissão violenta de partículas de alta energia.
Fonte: G1
===========================
Assista ao Video:
=======================================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas. E, na Terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho do mar e das ondas. (Lucas 21, 25)
Leia também...
Alerta: Buraco coronal imenso aparece na superfície do Sol
Medo de explosões solares fazem russos desligarem reatores nucleares
Aconteceu: Explosões solares, blecaute e acobertamento da NASA
Artigo do astrônomo Nelson Travnik: Mega tempestade solar