03.04.2011 - Em dez anos, o número de ataques de animais peçonhentos aumentou 112,4% no estado de São Paulo. Em 2010, foram 14,6 mil acidentes contra 6,8 mil registrados no ano 2000. Quase a metade dos casos do ano passado foi causada por escorpiões, 6,7 mil.
O principal motivo do aumento da ocorrência de acidentes é a degradação dos ambientes naturais, o habitat de animais como escorpiões, aranhas e cobras. "Hoje em dia, com o avanço da urbanização, o escorpião está perdendo o ambiente natural dele", explica o biólogo do Insituto Butantan João Gustavo Eisenberger.
Ele conta que a espécie que tem causado mais problemas é o escorpião-amarelo - Tityus serrulatus. As fêmeas dessa espécie são capazes de se reproduzir sem parceiro, necessitando apenas de um ambiente propício.
Montes de lixo e entulho servem de casa para os escorpiões, além de atraírem baratas, uma das principais presas do bicho. "Se o animal tiver alimento e abrigo, você está dando o ambiente perfeito", explica Eisenberger.
Uma picada do escorpião-amarelo pode até matar no caso de uma vítima frágil, como um idoso ou uma criança. "O adulto vai sentir muita dor, espasmos musculares na região, náusea e febre", explica o biólogo.
Para prevenir o problema, Eisenberger recomenda que a população evite acumular lixo e entulho. E, em caso de acidente, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
Leia também...
Fato que se repete pelo Brasil: Escorpiões e cobras invadem casas em Osasco SP
Escorpiões invadem o centro da cidade de Campinas SP
Alerta dos biólogos: Escorpiões invadem as grandes cidades
Bahia: Escorpiões invadem casas em bairro de Feira de Santana
Escorpiões invadem berços de creche com 80 crianças no interior de SP
Distrito Federal: quantidade de escorpiões assusta Vigilância Ambiental
Aranhas invadem fazenda em Goiás
Invasão de cobras em grandes cidades próximas à Amazônia aumentou de forma significativa
Cobras venenosas ameaçam moradores do Maranhão
Será que as pragas bíblicas voltaram? A invasäo das cidades...