23.03.2011 - A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou 71.252 casos de conjuntivite na cidade em menos de um mês. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CCD) da Coordenação de Vigilância em Saúde do município (Covisa), os dados são referentes ao período de 21 de fevereiro - data em que o monitoramento passou a ser feito pelo número de casos - a 18 de março.
Considerado pela secretaria uma epidemia, o aumento de casos de conjuntivite foi detectado no início de fevereiro, o que motivou o desencadeamento de ações para monitorar e controlar a situação. "A área técnica de Saúde Ocular do CCD elaborou um informe com orientações de prevenção para divulgação para a população. Além disso, a notificação passou a ser compulsória para todos os casos individuais atendidos nos serviços de saúde da cidade", diz a secretaria em nota.
Doença
A conjuntivite é uma inflamação na membrana que recobre a parte externa do olho, a conjuntiva, e é transmitida pelo vírus Coxsackie A 24 (enterovírus com alto poder de disseminação). Entre os sintomas estão irritação e vermelhidão dos olhos, sensibilidade à luz, inchaço das pálpebras, aumento de secreção ocular e forte desconforto, com dificuldade para abrir e fechar os olhos.
Prevenção
Para o combate da doença, a população deve adotar medidas de prevenção. A melhor maneira de combater a conjuntivite é lavando muito bem as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel (70%). As pessoas com conjuntivite devem ainda ter o cuidado de não coçar os olhos, lavar com frequência o rosto, separar objetos de uso pessoal (toalha, fronha, material de maquiagem), evitar banho em piscinas e locais com aglomeração de pessoas.
De acordo com a secretaria, os profissionais de saúde foram capacitados para ampliar as ações de vigilância de surtos de conjuntivite, intensificando a detecção, o diagnóstico e o tratamento da doença. "Foi elaborado um alerta para os profissionais de escolas e creches, que receberam orientações sobre as condutas e medidas de controle", informa o órgão.
"Tais orientações são divulgadas amplamente pelos serviços de saúde. Os pacientes também são orientados quanto às medidas de controle, no momento da consulta. Caso o diagnóstico de conjuntivite seja confirmado, o doente deverá ser afastado do trabalho ou escola, a critério do médico", diz a secretaria.
Fonte: Terra noticias
---------------------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)
Leia também...
Aquecimento global pode elevar doenças transmitidas pela água
Mudanças climáticas provocarão aumento de doenças, dizem especialistas
OMS alerta para aumento do risco de epidemias, doenças infecciosas estão se propagando
Rio de Janeiro: governo reconhece surto de doenças gastrointestinais
Aquecimento aumentará casos de doenças como a dengue e a malária na América Latina
Cientista alerta para onda de doenças infecciosas emergentes